Saiba qual é a estrutura mais adequada para deixar seu currículo atrativo

A estrutura do currículo é composta por elementos fundamentais capazes de gerar nos recrutadores as primeiras percepções sobre as habilidades e competências profissionais do candidato.

Foto: Reprodução/internet

Foto: Reprodução/internet

O seu primeiro contato com a empresa é através do currículo, quando o recrutador, na etapa da triagem, faz a sua leitura e análise. Ainda que você seja um (a) excelente profissional, caso seu currículo não esteja atrativo, ele simplesmente será descartado naquele exato momento, sem que você tenha sequer a chance de agendar uma entrevista para mostrar todo o seu potencial.

Por isso, esse documento é tão importante. E quando eu digo ele deve ser atrativo, não diz respeito a pessoa possuir anos de experiência ocupados em bons cargos de grandes empresas, especializações, intercâmbios, etc. Não é sobre isso!

Um currículo atrativo é aquele que mesmo com poucas vivências, você consiga descrevê-las de forma clara, organizada e alinhada com a vaga que pretende concorrer. Que apresenta as informações de maneira sequencial e fluida, constando os dados que são pertinentes a empresa saber a seu respeito naquele momento, fazendo com que ela identifique em você um potencial para preencher a vaga.

E para que isso ocorra, existem diferentes técnicas a serem utilizadas e a primeira delas corresponde a uma boa estrutura. É justamente sobre ela que falarei hoje.

A estrutura do currículo é composta por elementos fundamentais capazes de gerar nos recrutadores as primeiras percepções sobre as habilidades e competências profissionais do candidato. Por isso, a mais adequada possui os seguintes tópicos:

· Dados Pessoais: É o cabeçalho do seu currículo. Nessa parte deve constar seus dados de identificação, tais como: nome completo, endereço, número para contato, e-mail, etc.

· Objetivo Profissional: Aqui você deve ser direto e, como o próprio nome já diz, objetivo ao informar a vaga que pretende concorrer ou a área que deseja atuar.

· Formação: É onde você atesta a sua capacidade técnica. Portanto, deve constar, por exemplo, o seu grau de escolaridade, titulações acadêmicas (especializações/mestrado/doutorado) e as respectivas instituições de ensino onde concluiu.

· Cursos Complementares: São cursos extracurriculares, os quais possuem cargas horárias menores e são responsáveis por complementar e atualizar a sua formação com o objetivo de desenvolver suas habilidades. Ex: excel, inglês, algum sistema ou procedimento específico da sua área.

· Experiências Profissionais: Chegamos a na parte mais observada em seu currículo, onde você deve colocar os locais nos quais já trabalhou, período, cargos ocupados e uma breve descrição das atividades desempenhadas.

Mas lembre-se: a estrutura adequada é apenas um dos quesitos que deve ser observado no currículo para deixá-lo mais atrativo, pois existem outras questões que também precisam ser levadas em consideração. Mas isso é assunto para outra matéria.

Gostou das dicas? Para mais conteúdo como esse, acesse a minha página profissional no Instagram: @recolocando­_se.