Mulher processa bar por ter sido identificada em comanda como 'moça do peitão'

Uma mulher processou um bar da região serrana do Rio por ter sido identificada em uma comanda como "moça do peitão". O caso aconteceu no último dia 10. A gerente de loja Patrícia Melo, de 42 anos, estava reunida com o marido e amigos no estabelecimento. Quando pediu a conta viu como havia sido identificada. Na ação, ela pede indenização por danos morais.

Ao G1, ela afirmou que a "agressão não precisa ser só física para ser considerada uma agressão". "Fiquei exposta perante o restaurante inteiro e a situação constrangeu não só a mim, como todo mundo que estava comigo. Resolvi não me calar e não deixar que as coisas fiquem impunes", disse Patricia. O caso foi registrado na Delegacia do Consumidor (Decon), no Rio de Janeiro, onde Patricia mora. O estabelecimento não informou quem foi o responsável pelo comentário na comanda. Se houver identificação do autor da mensagem, será possível abrir uma notícia-crime por injúria, em uma delegacia comum.

De acordo com Patrícia, ao ser questionado, o gerente do bar pediu desculpas e disse que era prática "comum" identificar os clientes utilizando características físicas. "Desculpa não vai apagar a vergonha que eu passei", afirmou Patrícia. "Fico imaginando o que eles devem escrever sobre outras pessoas que frequentam o local. É um absurdo! Trabalho há quase 20 anos no comércio e nunca tive uma atitude pejorativa como essa em relação ao cliente", declarou.

Em nota, a Ambev, empresa responsável pelo estabelecimento, informou que tem reforçado o treinamento de toda a equipe para que situações como essa não se repitam e que adotou "as medidas cabíveis com os colaboradores envolvidos". "Assim que soubemos do ocorrido conversamos com a cliente para pedir desculpas. Lamentamos profundamente pela ocorrência dessa situação - que não reflete o respeito, que é um dos nossos principais valores - e reforçamos publicamente nosso pedido de desculpas. Informamos ainda que apuramos internamente o caso e adotamos as medidas cabíveis com os colaboradores envolvidos, bem como estamos reforçando os treinamentos com toda a equipe para que situações assim não voltem a ocorrer", declarou a empresa.