Rui decreta 'lockdown' a partir de 17h de sexta em Santo Estêvão e mais 380 municípios da Bahia

O governador Rui Costa anunciou nesta quinta-feira (25) que vai decretar lockdown no fim de semana em 381 municípios baianos, incluindo Santo Estêvão, como forma de diminuir a transmissão do novo coronavírus no estado. A medida, que valerá entre as 18h noite de sexta (26) e as 5h de segunda (28), foi anunciada em uma coletiva de imprensa virtual ao lado do prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM).

As restrições começarão de forma escalonada na sexta. Às 17h, deverá ser fechado o comércio de rua; às 18h, bares e restaurantes; e às 20h os shoppings. Segundo Rui Costa, esta divisão foi feita como forma de evitar sobrecarga no transporte público, o que geraria aglomerações.

Segundo o governador, nos dias de restrição, não será permitido o funcionamento de bares, restaurantes (está autorizada entrega por delivery até a 0h), shoppings nem comércio de rua.

Só estarão autorizados a funcionar serviços essenciais, como farmácias e atendimento de saúde e supermercados. Vale ressaltar, que os supermercados ficarão proibidos de vender bebida alcoólica.

"Apesar de toda ampliação de leitos que fizemos e continuaremos a fazer, cresce o numero de pacientes internados. E nós conjuntamento decidimos fechar as atividades não essenciais. As medidas são urgentes para diminui a aceleração do crescimento", declarou o governador, ao justificar que a restrição é uma o endurecimento do toque de recolher atualmente em vigor em 381 municípios — à exceção da região oeste.

A circulação de ônibus, no entanto, não será a afetada, já que os coletivos poderão funcionar dentro do horário já estabelecido no decreto de toque de recolher.

O estado tem atualmente 82% das UTIs (unidades de Terapia Intensiva) ocupadas. Segundo dados da Sesab (Secretaria Estadual de Saúde) atualizados até as 9h22, 908 pessoas estão em tratamento em leitos para casos graves de Covid.

Esse é o maior número de pacientes com coronavírus internados desde o início da pandemia. No pico da crise sanitária, em 2 de agosto do ano passado, o total chegou a 857 doentes. Já as UTIs pediátricas registram 61% de ocupação.

Entenda as medidas anunciadas pelo Governador Rui Costa

1 – Estão suspensas todas as atividades não essenciais a partir das 17h desta sexta-feira (26/02) até 5h de segunda (01/03) em todos os 417 municípios do estado da Bahia. O que não for saúde pública ou venda de alimentos não funcionará neste período

2 - Está proibida a venda de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e até mesmo em supermercados e lojas de conveniência. Esta medida também está valendo entre 18h de sexta (26/02) e 5h de segunda (01/03).

3 – Nesta sexta (26/02), para evitar aglomerações no transporte público, vamos escalonar o encerramento das atividades comerciais da seguinte forma: lojas convencionais de rua encerrarão as atividades às 17h; bares e restaurantes às 18h; e shoppings e centros comerciais às 20h.

4 – Atividades sociais de qualquer natureza, sejam elas religiosas, esportivas, políticas e culturais, também estão proibidas em toda a Bahia durante este período. Faço meu apelo que baianos e baianas compreendam a importância das medidas e respeitem o decreto estadual.

5 – Nosso grande objetivo agora é garantir o distanciamento social nesta fase crítica da pandemia. Temos 195 pessoas, neste momento, aguardando vagas em leitos de UTI na regulação. Isto revela o drama que estamos vivendo neste momento.