A Tarde Educação agora é 90% on-line; Secretário Jailson Assis fala da perspectiva do projeto

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

O programa A TARDE Educação atua há 24 anos na formação de leitores baianos através da interação com o jornal como ferramenta para práticas pedagógicas, aprimorando a linguagem e o vocabulário dos estudantes, que são incentivados a analisar diferentes discursos e a desenvolver, como cidadãos, uma posição crítica diante dos fatos. Vem dando contribuição essencial, também, para levar informação de qualidade à comunidade escolar dos diversos municípios baianos, favorecendo o acesso de gestores, professores, alunos e suas famílias a conteúdos que permitem uma visão ampla do que ocorre na Bahia, no Brasil e no mundo.

Lançada em abril de 1996, a iniciativa pioneira foi capitaneada pelo presidente de honra do Grupo A TARDE, Renato Simões, com apoio do professor, escritor e ex-diretor geral do jornal A TARDE Edivaldo Boaventura (in memoriam), contando com envolvimento de diversas equipes de trabalho.

Atualmente o projeto tem como adeptos, em diferentes estágios de implementação, as secretarias municipais de ensino de Candeias, Salvador e Santo Estêvão.

O Secretário de Educação de Santo Estêvão, Jailson Assis de Jesus diz que a perspectiva com o programa é que os alunos despertem o interesse pela leitura, "ferramenta importante para o desenvolvimento cognitivo". Com mais de 8 mil alunos matriculados na rede municipal, serão atingidos todos que frequentam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, conforme o secretário. Ele lembra que o município já participou do programa A TARDE Educação há alguns anos e que o resultado "foi muito positivo".

Duas décadas

Com mais de duas décadas de experiência, alcançando estudantes em todas as regiões do estado, o A TARDE Educação tem reconhecimento no cenário internacional, com a premiação especial no World Young Reader Prize 2012. O certame evidencia iniciativas focadas na formação de leitores no mundo.

Entre outras premiações, em 2008 o A TARDE Educação já recebia o Prêmio Viva Leitura. Maior evento voltado para projetos de fomento à leitura no país, foi organizado pelos ministérios da Educação e da Cultura em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).

"O A TARDE Educação é o único programa de jornal e educação na Bahia que tem por principal finalidade a formação de novos leitores e, sobretudo, estimular as habilidades individuais de cada aluno", define a coordenadora pedagógica da ação, Márcia Firmino. Ela ressalta que "através de uma proposta metodológica, acreditamos ser possível aos educadores identificarem que seus alunos são produtores e difusores de informação e conhecimento através dos vários suportes tecnológicos de que dispõe o jornal".

Para a educadora, o programa favorece "uma educação com vistas à realidade, favorecendo, assim, a interdisciplinaridade/transversalidade dos conteúdos", considerando que a inserção do jornal na sala de aula proporciona ao aluno acesso à leitura de assuntos e acontecimentos em tempo real.

Professora em Barreiras, Margarida Alves já trabalhou com o programa em sala de aula. "Foi uma experiência especial, pois os alunos se sentiram atraídos por diferentes conteúdos, desenvolvendo trabalhos criativos sobre temas da atualidade", revelou.

As informações são do A Tarde