Prefeitura de Santo Estêvão implanta o serviço de Família Acolhedora

Foto: Ascom PMSE

Foto: Ascom PMSE

A Prefeitura de Santo Estêvão, implantou o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, através dos dispositivos legais: Lei Municipal n.511/2020 e Decreto Municipal n. 249/2021.

A iniciativa da gestão municipal em parceria com a rede socioassistencial, do sistema de garantia de direitos e do Ministério Público, busca atender as disposições do artigo 227 da Constituição Federal (1988) como parte da política de proteção social especial de atendimento à criança e ao adolescente, que tenham seus direitos ameaçados ou violados e que necessitam de proteção.

O Programa tem por objetivo organizar o acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, em função de abandono ou cujas famílias responsáveis encontram-se, temporariamente, impossibilitadas de cumprir sua função de cuidado e proteção. O acolhimento é feito em residências de famílias cadastradas até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção.

O Serviço de Acolhimento Familiar em Famílias Acolhedoras estará vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, integrada a Proteção Social Especial e referenciado ao CREAS, devendo ser executado mediante determinação da autoridade judiciária da Vara da Infância e Juventude.

Siga nosso Instagram @paginadanoticia