Santo Estevão: De forma virtual, prefeito reúne diversas autoridades locais para discutir ações de combate à Covid-19

Foto: Ascom PMSE

Foto: Ascom PMSE

O prefeito Rogério Costa promoveu uma reunião virtual na manhã desta terça-feira (16) com diversos segmentos da sociedade e autoridades locais para discutir ações de reforço ao combate à disseminação da Covid-19.

Participaram da reunião representantes da Associação Comercial, da Câmara de Vereadores, do Comando Polícia Militar, da Igreja Católica, da agência da Caixa Econômica Federal, do Ministério Público, da Ordem dos Pastores de Santo Estevão, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Santo Estevão, Defensoria Pública e da ASCAVERSE.

Ainda durante o encontro virtual, o prefeito Rogério Costa disse que o objetivo da reunião é buscar o máximo empenho de todos no tocante ao combate do coronavírus. "Sabemos de todas as dificuldades que encontramos mas precisamos da união de todos para que possamos reforçar ainda mais as ações para conter a disseminação da Covid-19. Estamos em uma verdadeira Operação de Guerra contra um inimigo invisível", apelou o prefeito.

A secretária de Saúde, Orlandina Nascimento explanou a atual situação epidemiológica de Santo Estevão, que conta com 2001 casos já confirmados e 25 óbitos. "Temos mais de 100 casos entre ativos e suspeitos, e se tivéssemos apenas 1 caso estaríamos tão cuidadosos quanto.

"Essa nova variante é altamente contagiosa e agrava os casos, levando à superlotação nos leitos clínicos e de UTI"s", frisou.

"Precisamos de vocês, dos meios de comunicação, das igrejas, de todas as camadas sociais. Precisamos continuar conscientizando as pessoas para que não aglomerem, que mantenha o distanciamento social e os cuidados de higiene. O momento é extremamente grave e já temos pacientes em nossa cidade que teve dificuldade de conseguir um leito de UTI", frisou.

O prefeito anunciou a criação de mais 10 leitos clínicos para a área Covid no Hospital Municipal Dr. João Borges de Cerqueira, totalizando assim 18 leitos.

A promotora Pública, Dra. Suzilene Ribeiro frisou que tanto o prefeito Rogério Costa, como os prefeitos da região devem continuar fiscalizando e aplicar sanções a quem descumprir as regras.

"Recomendamos que o gestor endureça as fiscalizações e penalize quem descumprir o atual decreto estadual. O momento é de unir, mas não podemos permitir que as pessoas deixem de cumprir normas sanitárias determinadas pelo poder público. Precisamos salvaguardar as vidas humanas e impedir que esta contaminação chegue ao ponto do colapso ainda maior na rede de saúde. Todas as ações de cumprimento do decreto terão o respaldo do Ministério Público", pontuou.

Na sua fala, a Dra.

Suzilene elogiou a atuação do prefeito Rogério Costa frente às ações de combate à pandemia. "O prefeito tem se mostrado responsável, sensível e dirigente frente às medidas de preservação da vida", concluiu.

As informações são da Ascom PMSE