Paraná Pesquisas: Lula e Rui venceriam Bolsonaro em corrida presidencial na Bahia

No primeiro cenário testado pelo instituto, Lula registrou 40,4% das intenções de voto no estado

Foto: Anderson Riedel/PR /Ricardo Stuckert/Equipe Lula / Governo da Bahia

Foto: Anderson Riedel/PR /Ricardo Stuckert/Equipe Lula / Governo da Bahia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), venceriam Jair Bolsonaro (sem partido) na Bahia em uma disputa para a presidência da República, segundo um levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias. O atual chefe de estado brasileiro só lidera as intenções de voto no cenário em que o candidato petista é o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

No primeiro cenário testado pelo instituto, Lula registrou 40,4% das intenções de voto no estado. O petista é seguido de longe por Bolsonaro, com 24,7%. Todos os outros possíveis candidatos à presidência ficaram abaixo de 10%: o ex-deputado Ciro Gomes (7,5%), o apresentador de televisão Luciano Huck (3,9%), o ex-juiz Sérgio Moro (3,4%), o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (2,4%), o empresário João Amoêdo (1,8%) e o atual governador paulista João Dória (1,7%).

O segundo cenário exposto pelo Paraná Pesquisas, com Haddad no lugar de Lula, tem Bolsonaro isolado na liderança, com 26% das intenções de voto. O presidente da República é seguido por Ciro Gomes (15,3%) e pelo ex-prefeito paulistano (14,6%), empatados tecnicamente dentro da margem de erro. Huck (7,9%), Moro (4,9%), Mandetta (3,5%), Dória (2,7%), Amoêdo (1,9%) e o professor Guilherme Boulos (1,6%) completam a lista.

O instituto ainda testou um terceiro cenário, incluindo o governador do estado Rui Costa como candidato do PT. Nesse caso, líder baiano lidera com 28,5%, empatado tecnicamente com Bolsonaro, que chegou a 25%. O cearense Ciro Gomes alcança 11,3%, ficando em terceiro lugar. Completam a lista Huck (5,6%), Moro (3,7%), Mandetta (2,7%), Boulos (2,2%), Dória (2,1%) e Amoêdo (1,7%).

Em todos os cenários divulgados pelo Paraná Pesquisas, Jair Bolsonaro apresenta um desempenho muito superior entre os homens, quando comparado às intenções de voto registradas por ele entre as mulheres. Enquanto com eleitores do sexo masculino o presidente da República varia entre 31,3% e 33,5%; com as eleitoras, ele registra um máximo de 19,3%.

A pesquisa ouviu 2002 eleitores em 186 municípios da Bahia entre os dias 20 e 24 de março de 2020. A margem de erro é de 2% e o levantamento foi realizado por telefone com baianos com mais de 16 anos