Estudantes do Programa Universidade para Todos se destacam na Redação do Enem

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em busca de concretizar sonhos e um futuro repleto de possibilidades, estudantes de diversas regiões da Bahia, matriculados no Programa Universidade para Todos (UPT), investiram em uma rotina intensa de estudos e conquistaram boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, os estudantes vivem a expectativa do bom aproveitamento das notas para o ingresso no Ensino Superior.

Viviane Santos, 19, matriculada no polo do Colégio Estadual João Baptista Carneiro, em Feira de Santana, obteve 900 pontos na redação e agora percebe que o sonho de cursar Letras em uma universidade pública está mais próximo de virar realidade.

"Foquei meus estudos na teoria e fiz um cronograma em que estudei a estrutura da redação e assistia a vídeoaulas. O ingresso no UPT ajudou no processo, pois o projeto possibilita aos alunos da escola pública um ensino de qualidade para que possam desenvolver seus potenciais".

Aluna do polo de ensino, no Colégio da Polícia Militar Dendezeiros, em Salvador, Louise Victória Prado, 18, obteve 940 pontos na redação e sonha em cursar Medicina ou Enfermagem. "Com certeza, os simulados foram uma das estratégias que deram certo comigo. Inclusive, o tema aplicado no UPT foi semelhante ao que caiu no Enem e fiz uma redação bem parecida. Minha rotina de estudos era intensa. Me sinto feliz com o resultado".

Atrelando dedicação, força de vontade e poder de superação, Stephany Carvalho, 18, que está matriculada no polo do Colégio Estadual Polivalente em Santo Estevão, fez o Enem pela segunda vez e viu, após um ano de muitos esforços, sua nota saltar de 660 para 940 pontos na Redação.

"Minha evolução foi notória quando comecei a focar no que realmente queria. Sonho em fazer Arquitetura e Urbanismo e dediquei meu tempo a uma rotina estabelecida por estudos. Organizava minha semana com uma lista dos assuntos, pegava duas disciplinas por dia e tentava fazer uma redação por semana. Só parava de estudar à noite".

Stephany Carvalho Allan Lucas

Com o sonho de cursar Medicina Veterinária, Allan Lucas, 19, matriculado no polo do Colégio Estadual Professor Edgar Santos, em Governador Mangabeira, tirou 880 na redação do Enem e também conta que reservar parte do seu dia para o estudo valeu à pena. "Organizei a minha rotina de estudos em seis horas por dia de segunda a sábado, dedicando a três disciplinas diariamente, investindo em cada uma duas horas. Nos domingos, reservava um tempo pra assistir a lives em plataformas que aprofundaram sobre as estratégias para a redação e temas da atualidade".

Sobre o UPT

O Programa Universidade para Todos, instituído pelo governo do Estado da Bahia, é coordenado pela Secretaria da Educação e executado em parceria com as Universidades Estaduais (Uneb, Uefs, Uesb, Uesc) e a UFRB. Trata-se de uma ação voltada para fortalecer a política de acesso à Educação Superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do Ensino Médio da rede pública estadual. Além das aulas regulares, são realizados projetos complementares, como seminários, oficinas, simulados e orientação profissional. O UPT foi instituído por Lei como política pública de Estado.