Vídeo currículo: A nova tendência dos processos seletivos

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Por Joice Santana: Com o avanço da tecnologia os processos de recrutamento e seleção estão se modernizando cada vez mais com a intensão de melhor analisarem as competências dos candidatos e serem mais assertivos em suas escolhas. E algo que reflete essa nova realidade é o vídeo currículo, também chamado de vídeo de apresentação pessoal, o qual ultimamente vem sendo solicitado por algumas empresas e promete ser uma forte tendência.

Como o próprio nome já diz, este é um vídeo onde o candidato se apresenta, contando um pouco sobre si, sua formação e experiências profissionais. Perceba que funciona como se fosse uma espécie de currículo, só que, ao invés de ser escrito, é filmado. Ele possui curta duração, com variação de 1 a 2 minutos, o que exige da pessoa ser bastante objetiva.

Através do vídeo currículo a empresa tem por objetivo conhecer e avaliar alguns traços do candidato, tais como: comunicação, desenvoltura, criatividade e até mesmo a personalidade. Portanto, quem consegue fazer um vídeo atrativo, onde se apresente de forma clara, de modo a evidenciar todo o seu potencial, leva maior vantagem sobre os concorrentes.

Vale ressaltar que o vídeo currículo não substitui a entrevista, mas pode ser uma etapa de caráter eliminatório, portanto deve ser levado a sério. Por isso, apresento algumas orientações para você preparar o seu:

· Antes de tudo, crie um roteiro do que você pretende falar;

· Ensaie o seu roteiro, assim você terá maior segurança frente à câmera e menores erros de gravação;

· Busque se expressar com naturalidade, sem parecer que decorou um texto ou está lendo algum papel;

· Tenha cuidado com os vícios de linguagem (gírias, palavras erradas);

· Procure gravar em um ambiente silencioso, bem iluminado e, de preferência, com fundo branco para obter uma melhor imagem;

· Esteja sempre com um semblante alegre;

· E por fim, mas não menos importante: lembre-se da sua imagem pessoal! Portanto, se arrume como se você fosse para uma entrevista.

Gostou do tema de hoje? Para mais conteúdo como esse, acesse a minha página profissional no Instagram: @recolocando­_se.