Câmara de Ipecaetá aprova projeto que institui Dia Municipal do Líder Comunitário 

Foto: Assessoria do vereador Zaqueu Bastos

Foto: Assessoria do vereador Zaqueu Bastos

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (03), a Câmara de Vereadores de Ipecaetá aprovou por unanimidade o Projeto de Lei, de autoria do presidente da Casa, vereador Zaqueu Bastos (PSD), que institui o "Dia Municipal do Líder Comunitário" a ser celebrado, anualmente, no dia 05 de Maio.

No projeto de Lei, o presidente da Câmara, destaca que o Líder Comunitário é o cidadão qualificado para representar a comunidade de seu bairro de forma unida e organizada. É a autoridade comunitária legítima, legalmente constituída ou aquele que é reconhecido como líder, mesmo que informalmente, que de direito emerge do local onde reside e desenvolve seu trabalho social político comunitário de forma voluntária, solidária e consciente, que se traduz nas conquistas e melhorias que obtém para sua comunidade.

Ainda conforme o projeto, o Líder Comunitário facilita o trabalho do Executivo, Legislativo e Judiciário, pois, conduz as demandas, reivindicações e proposta de seu grupo e a documentação que registra suas vontades.

"Instituir o "Dia do Líder Comunitário" no município de Ipecaetá é uma questão de justiça, se faz necessário reconhecer o papel dessa liderança comunitária; são essas pessoas que fazem as cobranças ao prefeito, vereadores e as autoridades, de maneira que as demandas da comunidade cheguem até o poder público, disse o vereador Zaqueu Bastos.

O projeto foi encaminhado ao chefe do executivo municipal, que poderá sancionar ou vetar a matéria.