Vacinas vencidas contra a covid-19 foram aplicadas em Feira de Santana

Todas as doses, de primeira aplicação, segundo o DataSUS, foram aplicadas no dia 14 de abril.

Sete doses da vacina Oxford/ Astrazeneca que estavam fora do prazo de validade foram aplicadas em Feira de Santana. A informação consta no sistema de informações do Ministério da Saúde (DataSUS).

Todas as doses, de primeira aplicação, segundo o DataSUS, foram aplicadas no dia 14 de abril, sendo quatro delas pela Rede Frio, duas no Hospital Estadual da Criança e uma no Hospital Geral Clériston Andrade.

Foto: Reprodução/ Folha de São Paulo

De acordo com informações publicadas no jornal Folha de S. Paulo, a partir do cruzamento de dados do DataSUS e Sage, até o dia 19 de junho, quase 26 mil doses do imunizante foram aplicadas em 1.532 municípios do país, o que compromete a imunização da população.

Além disso, mais 114 mil doses da vacina de Oxford/ Astrazeneca foram entregues aos estados e municípios dentro do prazo de validade.

Procurada pela reportagem do Acorda Cidade, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que não tem conhecimento sobre as vacinas vencidas.

Validade das vacinas

Segundo a Folha de São Paulo, a AstraZeneca e a Pfizer duram até seis meses. A Janssen, com validade original definida em três meses, agora pode ficar armazenada por até quatro meses e meio. A Coronavac tem duração de um ano —o primeiro lote dessa vacina utilizado no Brasil venceria somente em novembro.