Ciro critica oposição do PT a Bolsonaro e diz que partido não tem interesse no impeachment: "Querem manter o desastre"

Para o presidenciável do PDT, o ex-presidente Lula "perdeu os amigos honestos": Só anda com gente de baixo nível, corrupta, que só diz amém e bate palma para as irresponsabilidades dele"

O ex-governador, ex-ministro e pré-candidato à Presidência da República em 2022, Ciro Gomes (PDT), atribuiu ao "lulopetismo" a maior responsabilidade pela eleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Para o pedetista, o impeachment de Bolsonaro não interessa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu provável adversário na corrida eleitoral de 2022.

"A crise econômica com a corrupção levada ao centro do poder pelo Lula é o que produziu o Bolsonaro. Enquanto lutamos obstinadamente, o Lula não assinou nenhum pedido de impeachment. Eles querem manter o desastre do Bolsonaro, que mais gente se ferre, que mais gente morra, para que eles voltem sem ter ninguém que discuta o que eles fizeram no passado", disse.

Ciro também fez duras críticas ao comportamento de Lula e disse que o petista se recusa a participar de debates sobre os rumos do país. "Eu peço debate não só com Lula, com todo mundo. O Lula não vai, ele agora é Sua Santidade, 'já ganhou', é de uma arrogância impressionante. Ele perdeu os amigos honestos dele, só anda com gente de baixo nível, corrupta, que só diz amém e bate palma para as irresponsabilidades dele. O debate é necessário porque precisamos ajudar o povo brasileiro a entender a doença e propor os remédios", pontuou.

O pedetista ainda avaliou que o presidente Jair Bolsonaro desperdiçou a "honra" de receber 57 milhões de votos ao se aliar ao chamado "centrão", como fizeram todos os governos desde o de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Segundo ele, negociações com o bloco de parlamentares adeptos do fisiologismo no Congresso são "a ciência da tragédia" para qualquer governo.

"O PSDB, depois que FHC governou, nunca mais ganhou uma eleição nacional. Parte pelo modelo econômico, parte pelo escândalo politico. Com Lula deu certo? O Lula foi bater na cadeia porque entregou o Correios pro Roberto Jefferson, entregou o DNIT pro Valdemar Costa Neto. O Lula foi preso. A Dilma [Rousseff] conciliou com essa gente e foi derrubada. [Michel] Temer saiu pela porta dos fundos e foi parar na cadeia. Agora, a pergunta é se o Bolsonaro ta dando certo. Ele recebeu a honra de 57 milhões de votos e jogou tudo fora. Desde FHC e Lula, as negociações com o Centrão não são para reformar o país. São para se manter no poder, evitar CPI. Você se acerta com os bandidos para evitar que os bandidos apurem a sua bandidagem", disparou.