Polícia aponta Santo Estevão como maior pólo receptador de motos roubadas em Feira de Santana

Proprietários de motocicletas que foram furtadas ou roubadas poderão reaver os veículos na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), após os trâmites legais. Na tarde de quarta-feira (7), policiais da 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (66ª CIPM) recuperaram nove motocicletas em Feira de Santana.

A operação ocorreu após o Serviço de Inteligência da Polícia Militar identificar um esquema de assaltos a motos e vendas desses veículos com notas fiscais falsas.

De acordo com o delegado André Ribeiro, titular da delegacia, quando uma motocicleta é recuperada durante as ações da Polícia Civil e Militar, é feita a vistoria e busca-se identificar o proprietário. No caso da operação ocorrida na tarde de ontem, ele informou que os proprietários poderão se dirigir à DRFR caso tenham certeza que seus veículos foram apreendidos na ação.

Foto: Acorda Cidade | Delegado André Ribeiro

"Inicialmente vamos fazer uma vistoria nas motos, nos sinais identificadores das mesmas pra ver se estão intactos. Caso contrário, todas serão encaminhadas, as que estiverem ou com numeração do chassi ou do motor raspado, para ser feita a perícia de identificação. Após isso é que será feita a entrega ao proprietário. A gente mesmo que localiza o proprietário. Caso ele tenha certeza que a moto foi apreendida nessa operação da Polícia Militar, já pode se dirigir à delegacia. Agora salientando que vamos fazer uma vistoria e se tiver alguma adulteração não vamos liberar de imediato. Vamos encaminhar ao DPT, e após o laudo pericial é que poderemos fazer a restituição do veículo", explicou André Ribeiro.

Segundo o delegado, o crime de furtos de motocicletas é maior que de roubos em Feira de Santana e diariamente são recuperadas de 10 a 15 motocicletas.

"A gente está conseguindo fazer esse trabalho de recuperação junto com a Polícia Militar. Já fizemos operações em Santo Estevão, que é o maior pólo receptador de motos roubadas em Feira de Santana, sem dúvida alguma. Fizemos duas ou três operações na região de Santo Estevão e Rafael Jambeiro e trouxemos uma carreta lotada de motocicletas, com cerca de 200 a 300 motos. Eu acredito que tenha uma quadrilha especializada na receptação desses veículos e manipulação dos documentos. Muitas dessas motos eles raspam o chassi ou pinam e vendem no interior como sucata, falsificam notas de sucatas. Isso é gritante nas cidades menores que circundam Feira de Santana", destacou.

Ele alertou ainda que é preciso ter cautela ao comprar uma motocicleta usada na mão de terceiros ou em leilões.

"Muitas pessoas querem a restituição de motos apreendidas pela polícia e alegam que compraram de leilão e têm a nota. Quando a gente vai conferir a gente constata que é falsa. A gente informa às pessoas que se chegarem à delegacia apresentando uma nota, e nós constatarmos que é falsa, também é crime por uso de documento falso."