Santo Estêvão: 2ª edição da Flise será realizada de 06 a 10 de dezembro de 2021

Foto: Ascom PMSE

Foto: Ascom PMSE

O evento será feito no formato híbrido, com atividades desenvolvidas de forma virtual, com transmissão pelo YouTube, e atividades executadas de modo presencial.

De 06 a 10 de dezembro de 2021, a Prefeitura Municipal realizará a 2ª edição da Festa Literária de Santo Estêvão – Flise, com o tema "A mão que planta é a mão que escreve: literatura e identidade nos cem anos dessa terra". Este ano, a festa será no formato híbrido, com atividades que serão desenvolvidas de forma virtual (com transmissão pelo YouTube da Prefeitura) e atividades que serão executadas de modo presencial no Centro de Eventos Profª Tereza Maria Silva Gesteira, Praça Sete de Setembro, Praça da Lua e Lagoa de Plínio. Em sua programação, a Flise contará com mesas literárias, palestras, conferências, contação de histórias, lançamento de livros, apresentações artísticas, oficinas e muito mais, respeitando os protocolos sanitários, em virtude da pandemia da Covid-19.

"É uma alegria poder contribuir com a democratização do conhecimento literário e artístico na nossa cidade. E este ano, a festa é mais do que especial pela celebração dos cem anos de emancipação política da nossa terra. Uma terra de artistas, de escritores, de poetas, de um povo que se destaca também pelos seus feitos e pelos constantes avanços na educação", afirmou o prefeito Rogério Costa.

Para o secretário de educação, Jailson Assis, essa é mais uma oportunidade de instigar nos estudantes o gosto pela literatura e a arte. "A Flise tem o viés educacional e cultural. É um momento em que oportunizamos a troca de saberes e vivências entre escritores, artistas, estudantes e a população em geral. É uma festa feita em Santo Estêvão, mas que não tem limites de alcance e participação, principalmente com a transmissão ao vivo que faremos este ano", finalizou Jailson Assis.

A Flise 2021 tem curadoria de Edson Oliveira, professor do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana, e que também faz parte da equipe técnica da Secretaria de Educação de Santo Estêvão e é responsável pelo Projeto de Leitura da Rede Municipal de Ensino. "A segunda edição da FLISE traz consigo uma face celebrativa, em função do aniversário de cem anos de emancipação política da cidade, e ao mesmo tempo promove uma reflexão contínua a respeito das movimentações históricas e literárias que formam a nossa identidade cultural. Nesse caso, a relação de homens e mulheres santo-estevenses com a terra em que vivem se destaca como uma força potente de onde emergem práticas e costumes que retroalimentam a feitura de diferentes linguagens artísticas, a exemplo da literatura", afirmou Edson Oliveira.

Realizada pela Prefeitura Municipal de Santo Estêvão, através da Secretaria de Educação, da Secretaria de Governo e do Departamento de Cultura, Turismo e Eventos, a FLISE conta com apoio do Governo do Estado, através da Fundação Pedro Calmon e da AGERSA - Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia.