Cantor Jau diz que foi barrado em restaurante por causa de roupa e alega racismo; estabelecimento nega e dá outra versão

Segundo o restaurante Sette, artista não foi barrado, mas sim um acompanhante dele que estava de bermuda, o que vai contra o código de vestimenta do estabelecimento.

Cantor Jau diz que foi barrado em restaurante por causa de roupa e alega racismo - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Cantor Jau diz que foi barrado em restaurante por causa de roupa e alega racismo �- Foto: Reprodução/Redes Sociais

O cantor Jau acusa um estabelecimento de Salvador de racismo. Segundo o músico, ele teria sido barrado no restaurante Sette, que fica na ladeira da Barra, por causa da roupa que vestia. A situação aconteceu na noite de quinta-feira (2) e o vídeo em que o artista relata o caso viralizou nas redes sociais.

Nesta sexta-feira (3), ele procurou a delegacia da Barra para registrar o caso.Em nota, o estabelecimento informou que adota um código de vestimenta formal – cujas regras estão fixadas na entrada – e que um amigo dele estaria de bermuda, o que contraria esse "dress code" [código de vestimenta]. No entanto, no vídeo que circulou nas redes sociais, Jau conta que a discriminação teria sido pela roupa dele.

"Minha gente, com toda humildade do planeta Terra, eu acho que um cidadão vestido dessa forma pode entrar em qualquer ambiente, independentemente da cor dele. Ele vestido dessa forma, só pode ser barrado se houver algum problema racial, algum problema de índole, ou algum problema com essa pessoa – o que não é o meu caso, eu ainda sou artista da terra", começa ele no vídeo.

No vídeo gravado por Jau, ele está com uma calça preta, camiseta e um casaco igualmente pretos. O cantor estava de sapato, chapéu e óculos escuros.

"Não, gente, não é a indumentária. Faltavam-me, talvez, olhos azuis e cabelos loiros. Não os tenho – não culpo quem os tem –, mas não os quero ter. Mas preciso da minha liberdade de ir e vir. E hoje, o restaurante Sette foi preconceituoso comigo e com a minha equipe, não deixando a gente adentrar ao espaço", argumentou ele.

"Não é um lugar democrático, não é um lugar frequentável, é um lugar racista" .

O Sette disse que o segurança do restaurante pediu que o acompanhante de Jau adequasse as vestimentas para entrar no local, e que imagens das câmeras de segurança podem comprovar a versão do estabelecimento.

Também informou que não há um impedimento legal para que restaurantes definam um código de vestimenta, desde que informe ao consumidor. Ainda em nota, o Sette disse que repudia atos racistas ou discriminatórios. Confira nota na íntegra:

"Nesta quinta-feira (02), o cantor e compositor Jau externou sua insatisfação em ter sido impedido de entrar no Sette Restaurante, alegando que o motivo foi de natureza racista por parte da equipe de funcionários do Sette.