Estudo do Butantan indica efetividade de 94,9% da CoronaVac contra mortes

A vacina ainda apresenta 80,5% de efetividade contra casos sintomáticos e 95% contra hospitalizações

Foto: Fotos Públicas

Foto: Fotos Públicas

Um estudo de efetividade realizado pelo Butantan na cidade de Serrana, em São Paulo, indicou uma efetividade direta da CoronaVac de 80,5% do imunizante contra casos sintomáticos da Covid-19, de 95% contra hospitalizações e de 94,9% contra mortes.

A pesquisa também indica que com 52% da população vacinada com as duas doses os efeitos indiretos começam a se manifestar, protegendo inclusive quem não tomou o imunizante. Além disso, na época do estudo, realizado entre fevereiro e maio de 2021, a maioria dos casos eram provocados pela variante gama, P.1, amazônica, do SARS-CoV-2, o que evidencia novamente que a CoronaVac é eficaz contra essa cepa – que predominou no Brasil em todo o primeiro semestre deste ano.

Os resultados da pesquisa, conduzida por cientistas do Instituto Butantan, do Hospital Estadual de Serrana, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e da Secretaria Municipal da Saúde de Serrana, estão descritos no artigo "Projeto S: a stepped-wedge randomized trial to assess CoronaVac effectiveness in Serrana, Brazil", divulgado nesta semana na plataforma de preprints SSRN.

O Projeto S é o primeiro estudo clínico controlado que demonstra a eficiência de um imunizante no mundo real e seu efeito indireto na população não vacinada, tendo sido realizado durante uma pandemia e sem utilizar grupo controle.