Consórcio de municípios pede apoio ao MS diante de aumento de casos de Covid e gripe
Representados pelo Consórcio Conectar, mais de 2 mil municípios brasileiros enviaram um pedido de ajuda ao Ministério da Saúde para reforçar a estrutura de atendimento na rede de saúde, diante do aumento de casos de Covid e gripe.
As cidades brasileiras passam por uma alta de contaminados por vírus respiratórios, em meio ao avanço da variante Ômicron, e do vírus H3N2 da influenza.
O Consórcio Conectar é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos voltada para ações de melhoria na saúde pública. No total, 2,1 mil municípios fazem parte do consórcio, em todas as regiões do país. A Bahia tem 113 cidades integrantes.
Em ofício enviado na quarta-feira (5) e endereçado ao secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, a entidade solicita apoio para "que as cidades possam ter estruturas adequadas de testagem e de atendimento ambulatorial neste momento de agravamento das síndromes respiratórias". O documento é assinado pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM).
Os municípios reivindicam reforço no envio de testes de antígeno e suporte com estruturas fixas e móveis de testagem, na forma de equipamentos ou financiamento para contratação de equipes temporárias.