Dia da Energia: Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo é fonte de energia renovável no Recôncavo Baiano

UHE de Pedra do Cavalo faz parte da matriz energética brasileira, considerada a mais limpa e renovável do mundo

Foto: Ascom Votorantim

Foto: Ascom Votorantim

No dia 29 de maio é comemorado o Dia da Energia, e bem no coração do estado da Bahia, no Recôncavo Baiano, está localizada uma das mais importantes usinas da região, a Usina Hidrelétrica (UHE) de Pedra do Cavalo, abastecida pelo Rio Paraguaçu, o maior rio genuinamente baiano. Hoje, com mais de 15 anos, Pedra do Cavalo é umas das principais hidrelétricas do estado da Bahia, caracterizada pela sua operação sustentável e renovável, operada sob concessão da Votorantim Cimentos.

Atualmente, no Brasil, cerca de 83% da produção de energia é derivada da energia renovável. Entre as fontes energéticas, estão as hidrelétricas, responsável por 65% da geração elétrica do Brasil. Esse tipo de produção gera menos custos de operação para as usinas que escolhem a energia renovável e respeitam o meio ambiente, diferente do petróleo, carvão e derivados, que também fazem parte da matriz energética brasileira. Dessa forma, além da geração de energia, as usinas hidrelétricas possuem um papel fundamental no retardamento do aquecimento global, pois possuem zero emissão de carbono e combate a emissão de Gases de Efeito Estufa.

Para a geração dessa energia renovável, a UHE de Pedra do Cavalo aproveita o reservatório da barragem para captar um dos principais recursos naturais, a água, por meio das tomadas d'água. Esse volume de água captado é direcionado até uma casa de força (local onde são instalados os equipamentos para produção de energia). Lá dentro, a água passa pelas turbinas, equipamento responsável por conduzir e direcionar a vazão através de um eixo ligado ao gerador. O gerador é o responsável por gerar a eletricidade, que é distribuída por cabos até as torres de transmissão. Neste processo operacional, a água que entra para mover as turbinas é devolvida por meio de canais de fuga ao rio, sem perdas, alteração ou contaminação.

Segundo o gerente da usina, Dejair Lima, a UHE de Pedra do Cavalo é operada com responsabilidade e compromisso com o meio ambiente e as comunidades locais. "Estamos sempre atentos para que todos os nossos processos respeitem o meio ambiente. A nossa presença, e operação, além de gerar energia, também está em constante evolução na construção do legado sustentável e social para a região do Recôncavo Baiano. Acreditamos que a energia é um bem vital, assim como o desenvolvimento local é essencial para a melhoria da qualidade de vida das pessoas", disse.

Para se ter uma ideia, a UHE de Pedra do Cavalo tem capacidade instalada de geração de 160 megawatts de energia, o equivalente para abastecer Maragogipe (BA), São Felix (BA) e Cachoeira (BA) durante três meses, ou seja, cerca de 280 mil residências. Apesar de gerar energia no Recôncavo Baiano, é o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) quem realiza a distribuição.

O ONS é uma organização privada sem fins lucrativos criada em 1998 por meio da Lei 9.648, para coordenar e controlar a geração e a transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável por quase toda a energia gerada no Brasil. Além do SIN, o ONS também é responsável pela operação dos mais de 200 sistemas isolados que existem no país.