Comissão quer que Aneel explique reembolso na tarifa de energia

Energia - elétrica - torres linhas distribuição transmissão eletricidade cabos

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública nesta quarta-feira (15) para que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dê explicações sobre os valores que serão devolvidos ao consumidor, via tarifa de energia, de tributos pagos a mais pelas distribuidoras.

A Câmara dos Deputados aprovou proposta (Projeto de Lei 1280/22, do Senado) para que a Aneel promova revisão tarifária extraordinária neste ano, com base em decisões judiciais anteriores. A matéria foi enviada para sanção presidencial.

O debate foi sugerido pelo deputado Filipe Barros (PL-PR). Ele observa que, somente no Paraná, os consumidores devem receber R$ 3 bilhões referentes a valores de PIS e Cofins cobrados indevidamente. No entanto, Filipe Barros lamenta a falta de fiscalização para cumprir a medida. "A Aneel determinou a devolução dos valores devidos aos consumidores de Minas Gerais e Espírito Santo, mas não de outros estados. A Aneel permanece inerte ao caso", reclamou.

Convidados
Foram convidados a participar da reunião, entre outros, a diretora-geral substituta da Aneel, Camila Bomfim, e o secretário especial da Receita Federal do Brasil, Julio Cesar Vieira Gomes.

Local e horário
A reunião começará às 10h30, no plenário 14.