Procon deflagra operação contra diminuição de embalagens de alimentos

Operação Reduflação visa coibir propaganda enganosa em relação a não diminuir o valor de produtos que têm a redução do tamanho da embalagem

Foto: Ascom SJDHDS

Foto: Ascom SJDHDS

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) iniciou nesta semana a Operação Reduflação, que tem como objetivo proteger os consumidores contra publicidade enganosa e induzir os consumidores a erros. Em economia, a reduflação é o processo em que os produtos diminuem de tamanho ou quantidade, enquanto o seu preço se mantém inalterado ou aumenta.

O órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) começou a fiscalizar mercados e supermercados com o objetivo de apurar a prática e punir eventuais abusos registrados nesses centros de compra.

Na operação, também serão verificadas as informações constantes nas embalagens dos produtos que possam confundir o consumidor acerca das suas características e composição. Os fornecedores autuados responderão administrativamente pelas práticas abusivas. As multas para este tipo de abuso vão de R$ 400,00 a até R$ 6 milhões.

O Procon-BA estimula ainda que os consumidores denunciem por meio do Aplicativo PROCON BA MOBILE ou por e-mail: [email protected]. As denúncias podem ser feitas de forma anônima.