Julho teve o maior volume de vendas de veículos usados em 2022

Foto: Reprodução Bahia

Foto: Reprodução Bahia

A venda de veículos usados teve em julho o seu melhor desempenho do ano, com avanço de 3,3%, em relação ao mês anterior. Todos os segmentos tiveram expansão, segundo noticiou nesta quinta-feira (4) a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Os negócios entre usados totalizaram 1.186.341 unidades no mês passado.

"As trocas de titularidade, de autos e leves, por exemplo, superaram as 870 mil unidades um julho, algo que não acontecia desde 2021. Apenas como referência, no início do ano, as transações desses segmentos estavam em torno de 610 mil unidades por mês", afirma o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior.

Os modelos com até 3 anos de fabricação corresponderam a 11,7% do total comercializado no mês. No acumulado do semestre, a participação desses veículos foi de 10,8%.A venda de caminhões teve aumento de 2,1%, somando 29.952 unidades, número acima do volume médio mensal no ano (25,9 mil unidades). As trocas de titularidade de implementos rodoviários seguiram a mesma tendência, com alta de 0,7%.

Mas o destaque proporcional ocorreu no segmento de ônibus, com avanço de 6,6% frente a junho. Foram negociadas 4.127 unidades.Já o mercado de motos usadas foi na direção contrária do ramo de unidades novas – que sofreu com a falta de produção – e registrou melhora (+3,3%).