Feira de Santana confirma primeiro caso da varíola dos macacos

Foto: Reprodução Acorda Cidade

Foto: Reprodução Acorda Cidade

A Prefeitura de Feira de Santana, confirmou o primeiro caso da varíola dos macacos nesta quarta-feira (10). Agora, três casos aguardam resultado do exame. A Secretaria vai divulgar mais informações em breve.

O prefeito Colbert Martins, também confirmou o primeiro caso no município durante o Programa Acorda Cidade. De acordo com ele, a informação foi enviada pela Fiocruz, através de e-mail.

"O primeiro caso da varíola dos macacos aqui em Feira de Santana foi confirmado agora pela manhã, acredito que não tenha nem 10 minutos, que a Fiocruz enviou as informações por e-mail para a Secretaria de Saúde. Este exame ainda não está sendo feito aqui no estado da Bahia, então se repete aquela mesma situação da Covid-19, quando os testes eram encaminhados para que tivéssemos a confirmação. Queremos informar à sociedade que ainda temos mais três casos suspeitos que ainda precisam da confirmação, mas não é momento para que haja pânico na cidade", salientou.

Ainda segundo o prefeito, haverá uma coletiva de imprensa para que todas as informações sejam divulgadas.

"Amanhã teremos uma coletiva de imprensa, principalmente para orientar a todas as pessoas, já temos um plano nacional com relação à varíola dos macacos, a médica infectologista Melissa Falcão também está nos acompanhando, e quero lembrar que é uma doença transmissível de pessoa para pessoa, não é do macaco. Então o sintoma é como catapora, porém com bolhas grandes, e esta transmissão pode acontecer através da saliva, do espirro, pela tosse, mas infelizmente, hoje eu participo do programa, para anunciar que nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, Feira de Santana confirmou o primeiro caso da varíola dos macacos", concluiu.