TSE abre investigação sobre 'rede de desinformação' bolsonarista e dá três dias para Carlos Bolsonaro se explicar

Ministro determinou desmonetização de canais e identificação de 28 perfis suspeitos de propagação de notícias falsas

Foto: Reprodução O Globo

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O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, deu três dias para que o vereador Carlos Bolsonaro se manifeste sobre o uso "político-eleitoral de seus perfis nas redes sociais" e determinou a identificação de 28 perfis em redes sociais de divulgação de conteúdos favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro (PL) suspeitos de propagação de notícias falsas.

Na decisão, Benedito também determinou a desmonetização de canais suspeitos de propagação de conteúdos inverídicos e a suspensão da exibição, até 31/10, do documentário "Quem mandou matar Jair Bolsonaro?", que fala sobre o episódio ocorrido em 2018 contra o então candidato à presidência da República.

A decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abre investigação contra um "ecossistema de desinformação" e dá prazo de cinco dias para que 47 membros dessa rede apresentem suas defesas.

A medida foi tomada em uma ação apresentada pela coligação Brasil da Esperança, do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aponta o uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político e econômico, com o objetivo de manipular os eleitores e influenciar o processo eleitoral, por parte de Bolsonaro, seus filhos, parlamentares e outros apoiadores. A ação pede a inelegibilidade de Bolsonaro.

Na decisão, o ministro afirma que "faltando menos de 15 dias para o segundo turno, as pessoas jurídicas responsáveis pelos provedores de conteúdo" citados na ação, "ainda que não veiculem em seus sites peças típicas de propaganda eleitoral, assumiram comportamento simbiótico em relação à campanha midiática de Jair Messias Bolsonaro".

"O que se mostra preocupante é que essas pessoas jurídicas, ao produzirem conteúdo ideologicamente formatado para endossar o discurso do candidato que apoiam, têm se valido por reiteradas vezes de notícias falsas prejudiciais ao candidato Lula, com significativa repercussão e efeitos persistentes mesmo após a remoção de URLs. Além disso, movimentam vultosos recursos financeiros, tanto arrecadados junto a assinantes e via monetização, quanto gastos em produção e impulsionamento de conteúdos", afirma Benedito.

Na ação, a equipe jurídica do PT afirma que o maior objetivo do "ecossistema de desinformação" seria "a usurpação do debate público, mediante artificiosa manipulação da opinião popular contra adversários, para buscar interesses político-eleitorais".