Marinha embarga balsa que faz travessia entre Sto Estêvão e Cabaceiras por irregularidades na documentação

Foto: Jr Leal

Foto: Jr Leal

A Marinha do Brasil embargou no último dia 31 de março, a balsa que realiza a travessia entre Santo Estêvão e Cabaceiras do Paraguaçu, devido a irregularidades na documentação da embarcação, informou o órgão a reportagem do Página da Notícia na manhã desta sexta-feira (07).

Segundo a Capitania dos Portos de Salvador, responsável pela fiscalização na região, a balsa não apresentou os documentos necessários para operar no transporte de passageiros e veículos, o que configura uma infração grave.

Ainda de acordo com a Capitania dos Portos, o responsável já está adotando as medidas cabíveis para regularizar a embarcação e voltar a operar na travessia.

A falta de funcionamento da balsa que liga as cidades do recôncavo baiano tem gerado transtornos para os feirantes que precisam do transporte para vender seus produtos na Feira Livre de Santo Estêvão. Alguns têm buscado rotas alternativas para chegar ao interposto comercial. Já alguns pedestres, estão fazendo a travessia em pequenos barcos operados por ribeirinhos locais.


Em entrevista ao @paginadanoticia, Jurandir Silva, um dos pescadores que passou a oferecer o serviço de embarcação, afirmou que está fazendo cerca de 20 travessias por dia e cobra em média R$ 5,00 por pessoa. Apesar de estar ganhando dinheiro extra com essa atividade, ele afirma que ainda é importante que a balsa volte a funcionar para atender às necessidades de todas as pessoas que dependem do transporte entre as duas cidades.

Confira na íntegra a nota da Marinha:

A Marinha do Brasil (MB) informa que a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), como Agente da Autoridade Marítima, fiscaliza e ordena, rotineiramente, o tráfego aquaviário na sua área de jurisdição, a fim de garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental provocada por embarcações, conforme previsto na Lei n° 9.537/97 (Lesta), que estabelece as atribuições e competências da Autoridade Marítima.

Neste sentindo, a CPBA retirou de tráfego, no dia 31 de março, a Balsa "RIO NAVE III", utilizada para transporte de passageiros e carga entre as cidades de Santo Estevão e Cabaceiras do Paraguaçu, por apresentar a documentação da embarcação em desacordo com o previsto nas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM-07).

A CPBA informa que o proprietário da embarcação foi notificado e que está adotando as providências cabíveis para dar celeridade ao processo documental de regularização da Balsa, por conseguinte sua vistoria e colocação em tráfego.