Entenda a contribuição da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo para o mercado de energia no Brasil

Usina integra a matriz energética brasileira, que é reconhecida como uma das mais limpas e renováveis do mundo

Foto: Votorantin

Foto: Votorantin

Em 29 de maio comemoramos o Dia Mundial da Energia! O Brasil se destaca como um dos líderes globais na produção de energia proveniente de fontes renováveis, como hidrelétrica, eólica, solar e biomassa.

No país, a energia hidrelétrica corresponde pela maior parte da geração anual de energia do país, sendo 54,6%, segundo dados do Sistema de Informações de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (SIGA/ANEEL).

As Usinas Hidrelétricas possuem um papel fundamental no retardamento do aquecimento global, pois possuem zero emissão de carbono e combate a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). Na Bahia, a Usina Hidrelétrica (UHE) Pedra do Cavalo é abastecida pelo Rio Paraguaçu, um rio genuinamente baiano, e possui mais de 18 anos, sendo caracterizada pela sua operação sustentável e renovável. Atualmente, é operada sob concessão da Votorantim Cimentos.

Para a geração dessa energia renovável, a UHE de Pedra do Cavalo aproveita o reservatório da barragem para captar um dos principais recursos naturais, a água, por meio das tomadas d'água. Esse volume captado é direcionado até uma casa de força (local onde são instalados os equipamentos para produção de energia). Lá a água passa pelas turbinas, equipamento que conduz e direciona a vazão por meio de um eixo ligado ao gerador, que, por sua vez, é responsável por gerar a eletricidade, que é distribuída por cabos até as torres de transmissão. Neste processo operacional, a água que entra para mover as turbinas é devolvida por meio de canais de fuga ao rio, sem perdas, alteração ou contaminação.

Confira no desenho:


Para o gerente de operações de Pedra do Cavalo, Dejair Lima, a Usina prioriza o compromisso com o meio ambiente e as comunidades locais. "Permanecemos atentos para que todos os nossos processos sejam seguros e respeitem o meio ambiente. A energia é um bem vital e é essencial para garantir a qualidade de vida das pessoas", afirma.

Atualmente a UHE de Pedra do Cavalo tem capacidade instalada de geração de 160 megawatts de energia, o equivalente para abastecer uma cidade com cerca de 280 mil residências.