Transplante de Faustão ocorreu após recusa da equipe do 1° da fila

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O apresentador Fausto Silva recebeu um transplante de coração no domingo (27/8), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A cirurgia foi bem-sucedida e o apresentador se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Faustão foi internado no dia 5 de agosto com um quadro de insuficiência cardíaca. Ele ocupava a segunda posição na fila de espera por um transplante de coração no Brasil.

O primeiro paciente da fila, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, recusou o órgão. O motivo da recusa não foi divulgado.

A equipe do Hospital Albert Einstein foi acionada durante a madrugada do domingo para avaliar a compatibilidade do órgão com Faustão. O apresentador tem tipo sanguíneo B.

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, o tempo de espera por um transplante de coração para potenciais receptores do grupo sanguíneo B é de 1 a 3 meses. Em casos priorizados, como foi o caso de Faustão, o tempo pode ser reduzido.

O Ministério da Saúde também se manifestou sobre o caso. Em nota, a pasta reforçou os critérios utilizados para determinar quem deve receber os órgãos quando acionados.

"A lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada. A lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados", explica a nota.

Ainda segundo o ministério, os critérios técnicos são semelhantes: a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate, e pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica.

Acompanhantes de Gyn