Santo Estêvão adere ao Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: Leitura e Escrita na Educação Infantil- LEEI

Foto: Ascom

Foto: Ascom

A Prefeitura de Santo Est√™vão, através da Secretaria de Educação, aderiu ao Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: Leitura e Escrita na Educação Infantil- LEEI. O lançamento do Programa aconteceu nesta terça-feira (11), no Auditório da SEDUC, e contou com a participação das duplas gestoras das unidades que atendem a Educação Infantil, professores e professoras da pré-escola (professores de crianças de 4 e 5 anos).

Participaram do evento, o secret√°rio de Educação, Jailson Assis, a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Gilva Cardoso, a Articuladora Municipal do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada,

Ana Joelma Carneiro, as Diretoras do Departamento Técnico Pedagógico, Ana Isabel Moreira e Silvia Assis e a equipe técnica pedagógica da SEDUC.

Na oportunidade, as formadoras e coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil, Carla Virgínia e Marivalda Conceição apresentaram o programa e forneceram embasamento teórico e metodológico para que os professores possam desenvolver pr√°ticas educativas que enriqueçam as experi√™ncias das crianças com a linguagem escrita. No lançamento, as formadoras propuseram algumas reflexões sobre como o ser criança e os saberes docentes caminham juntos; como elas podem indicar o caminho de "ser professora" e como a escola colabora (ou não) com a manutenção das infâncias. "Não é alfabetizar as crianças na Educação Infantil , nem uma etapa preparatória para o Ensino Fundamental ,mas trabalhar o letramento, garantindo às crianças o contato com a leitura e a escrita através da oralidade lúdica e diversos portadores textuais", explicou as formadoras Carla Virgínia e Marivalda Conceição.

O secret√°rio de Educação, Jailson Assis, explica a importância do programa para a educação do município: "Aderir a esse programa representa lançar mão de mais um elemento na contribuição do desenvolvimento cognitivo dos nossos alunos . Trata - se de mostar a sociedade que a educação busca parceria e est√° engajada no compromisso com uma educação de qualidade que promova uma aprendizagem significativa aos educandos do nosso município".

"Enchemos neste momento os nossos corações de esperança, que é possível termos uma educação pública de qualidade, quando se pensa, se debate e implementa políticas públicas que envolva nossos estudantes desde beb√™s, e o compromisso fortalece esse espaço. Vamos juntos beber da fonte e levar para nossas crianças situações que possibilitem desenvolver as diversas linguagens, e de desenhar um mundo de v√°rias formas, cores e sons. Nós também somos coautores desse compromisso", disse Ana Joelma Carneiro de Oliveira, Articuladora Municipal do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Ainda durante o lançamento, as Coordenadoras Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Iniciais realizaram apresentações brincantes, enriquecendo ainda mais o evento.

O Programa tem o objetivo de proporcionar formação continuada para os professores da pré-escola com foco na oralidade, leitura e escrita. Por isso, durante o ano letivo, encontros formativos serão realizados com os educadores visando o √™xito do programa em cada unidade de ensino.

Fonte: ASCOM/ SEDUC/ PMSE

Acompanhantes de Gyn