Desemprego cai para 6,9%, menor taxa já registrada para junho
A taxa de desemprego caiu para 6,9% no trimestre encerrado em junho, segundo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). A população ocupada atingiu novo recorde de 101,8 milhões.
O número desocupações caiu para 7,5 milhões, o menor desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015. A coleta de dados da pesquisa é feita em 210 mil domicílios, espalhados por 3.500 municípios em todo o país. A Pnad traz informações do trimestre sobre trabalhadores formais e informais.
Entre as atividades que apresentaram maior taxa de população ocupada estão: informação e comunicação, administração pública, saúde e educação e serviços (tanto prestados às famílias, quanto às empresas). O rendimento médio foi de R$ 3.214, alta de 5,8% em comparação com o mesmo período em 2023.
Nesta quinta (31), o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne para definir a nova Selic, que está em 10,5% ao ano. Quando o mercado se fortalece e a renda aumenta, esse crescimento tende a impulsionar ainda mais o consumo, o que pressiona a inflação.