Ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Santo Estêvão entra na reta final, diz Embasa
Mais de 90% das redes coletoras já foram implantadas
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) entrou na fase final da ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Santo Estêvão. Os investimentos são de quase R$10 milhões em recursos próprios da Embasa, no empreendimento que vai disponibilizar o serviço de coleta, tratamento e destinação adequada do esgoto para cerca de 3.500 imóveis nos bairros Centro, Odair Miranda e parte da Urbis, beneficiando aproximadamente oito mil pessoas.
De acordo com o gerente regional da Embasa, Raimundo Bezerra Neto, mais de 90% dos trabalhos de implantação de rede coletora de esgoto já foram concluídos. "A nossa expectativa é entregar a ampliação para a população de Santo Estêvão em dezembro deste ano. Com isso, vamos aumentar o índice de cobertura do serviço, contribuindo para o desenvolvimento da cidade, a preservação do meio ambiente e a saúde da população", disse.
As intervenções permitirão um salto no percentual de atendimento com coleta, tratamento e destinação adequada do esgoto em Santo Estêvão dos atuais 28% para 54%. Dentre as intervenções em andamento estão a instalação de 18km de rede coletora, 14km de ramais, uma estação elevatória e a implantação de novas ligações de esgoto.
Pavimentação - A Embasa tem reforçado a fiscalização e orientação da empresa contratada para minimizar os transtornos para a população durante a execução dos serviços que envolvem escavações para o assentamento da tubulação. "Nossa equipe de fiscalização está cobrando celeridade na execução dessas intervenções, especialmente na redução do tempo entre a conclusão da obra e a da recomposição do pavimento e a qualidade deste serviço", reforça o gerente da área de esgotamento sanitário, Ubiratan Matos.