Saúde: UPA, saúde digital, modernização do hospital e proteção animal; confira as propostas dos candidatos a prefeito de Santo Estêvão
O Página da Notícia fez um levantamento das propostas para a área da saúde dos candidatos à Prefeitura Santo Estêvão nas Eleições 2024, com base nos programas de governo no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Concorrem ao cargo Hugo Nogueira (MDB), Tiago da Central (União Brasil ) e Val de Dezinho (PT).
Confira as principais propostas dos candidatos na área da saúde
Tiago da Central (União Brasil)
O candidato do União Brasil lista os itens relacionados à área da saúde no plano de governo.
Aumentar a Eficiência nos Procedimentos de Licitação e Compra: Investir em capacitação e melhorias no sistema de informática do almoxarifado da Secretaria de Saúde para evitar erros de estoque e fornecimento de medicamentos.
Formação Regular para Profissionais da Saúde: Promover a formação contínua dos profissionais de saúde para garantir um atendimento de excelência.
Conclusão das Obras da Casa de Parto: Articular politicamente para adquirir recursos e concluir a construção da Casa de Parto, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para o parto.
Valorização dos Profissionais da Saúde: Empregar esforços para cumprir a Lei n.º 14.434/2022, que institui o Piso Nacional da Enfermagem.
Atenção aos Sistemas Integrados de Informação do SUS: Capacitar a equipe responsável pelos sistemas de informação, investir em equipamentos necessários e monitorar resultados para evitar perdas de recursos dos programas de saúde.
Informatização da Rede de Saúde: Dinamizar a marcação de consultas, exames e procedimentos por meio da informatização completa da rede de saúde, visando reduzir as filas nos postos.
Manutenção das Instalações e Equipamentos: Garantir que as instalações prediais e equipamentos estejam em perfeitas condições de uso, atendendo a critérios de funcionalidade, ergonomia, higiene e estética.
Garantia dos Direitos das Pessoas com TEA e Outras Deficiências: Implementar políticas públicas para garantir e ampliar os direitos das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e outras deficiências.
Criação do Núcleo de Atenção a Criança e Adolescente com TEA: Buscar parcerias para criar um núcleo especializado em reabilitação e habilitação para crianças e adolescentes com TEA, oferecendo avaliação, diagnóstico e acompanhamento multiprofissional.
Cuidado Intersetorial das Pessoas com Deficiência: Desenvolver uma proposta intersetorial que envolva educação, assistência social, esporte e cultura no cuidado das pessoas com deficiência.
Apoio à Causa Animal: Fomentar a criação e execução de ações sustentáveis para amparar a causa animal, incluindo políticas educativas contra o abandono e maus-tratos a cães e gatos.
Requalificação do Hospital Municipal Dr. João Borges de Cerqueira: Priorizar adequações e modernizações na infraestrutura do hospital para realizar cirurgias de pequena e média complexidade, garantindo equipamentos de qualidade e práticas que humanizem o atendimento.
Revitalização da Unidade Básica de Saúde Dr. Osvaldo Cerqueira da Silva e PSFs: Desenvolver estudos técnicos para implementar mais unidades de PSF, estruturando-as para atender diversas necessidades médicas e tornar a saúde em Santo Estêvão um referencial regional.
Programa Saúde Itinerante: Implementar um programa de saúde itinerante através de uma unidade móvel equipada com equipe multidisciplinar para promover atendimentos básicos em toda a cidade.
Revitalização do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas): Promover melhorias no CEO para oferecer uma saúde odontológica de qualidade aos munícipes.
Val de Dezinho (PT)
Propostas de Saúde do candidato
Expansão e Aperfeiçoamento dos Serviços de Saúde:
- Ampliar a oferta de cirurgias eletivas e pequenas cirurgias na rede municipal de Atenção à Saúde, com o objetivo de melhorar o atendimento e reduzir filas de espera.
- Implantar a Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU 192 para oferecer atendimento de alta complexidade em emergências.
- Implantação de uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento, com a reestruturação do fluxo de atendimento da Rede de Atenção à Saúde.
Inovação e Tecnologia em Saúde:
- Informatizar a Rede de Saúde Municipal, promovendo estratégias de saúde digital, inovação e telessaúde, digitalizando processos administrativos e assistenciais.
- Realizar estudo de viabilidade para implementar um aplicativo para agendar consultas e exames, permitindo ao usuário do SUS acompanhar os procedimentos agendados ou em fila de espera.
- Modernizar os serviços de diagnóstico por imagem, com a aquisição de aparelhos de alta tecnologia, proporcionando exames mais precisos e ágeis.
Atendimento Especializado e Itinerante:
- Criar um Centro Municipal de Especialidades Médicas e Média Complexidade, centralizando e ampliando o acesso da população a especialistas e serviços de média complexidade.
- Implementar equipes multiprofissionais no hospital municipal, proporcionando cuidado integral e especializado aos pacientes.
- Implantar uma unidade odontológica móvel para oferecer serviços odontológicos itinerantes, ampliando o acesso à saúde bucal.
- Implementar o Projeto Sorriso em Casa, com atendimento odontológico domiciliar para usuários com dificuldades de locomoção.
- Criar um Centro Especializado de Reabilitação (CER) para diagnósticos e tratamentos de reabilitação física e funcional.
- Ampliar a atenção especializada da Rede Municipal de Cuidado à Pessoa com Deficiência e Necessidades Especiais.
Atenção à Saúde e Cuidados Comunitários:
- Ampliar a Rede de Atenção Primária à Saúde, assegurando manutenção, equipamentos, recursos humanos, medicamentos e insumos.
- Implantar uma Unidade de Saúde Móvel, garantindo acesso a serviços de saúde em comunidades remotas e de difícil acesso.
- Implantar práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) na Atenção Primária, oferecendo métodos diversificados de cuidado.
- Ampliar a oferta de medicamentos, garantindo tratamentos adequados e contínuos.
- Garantir dignidade menstrual para pessoas em vulnerabilidade social, fomentando um Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual.
- Fomentar uma vigilância em saúde participativa, com envolvimento de populações vulneráveis, tradicionais e do campo.
Saúde Mental e Suporte Psicossocial:
- Reestruturar e ampliar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para um atendimento mais completo.
- Implantar um Centro de Convivência (CECO) da Rede de Atenção Psicossocial, promovendo a interação comunitária e fortalecendo a rede de apoio psicossocial.
Atenção à Saúde Animal:
- Fortalecer a política pública de proteção e bem-estar dos animais, promovendo campanhas educativas contra maus-tratos, incentivando a guarda responsável e a adoção, além de vacinar e castrar animais quando recomendado.
Gestão em Saúde com Formação e Valorização Profissional:
- Implementar o Núcleo de Educação Permanente, capacitando e qualificando continuamente os profissionais de saúde.
- Valorização do profissional de saúde, com a adoção de medidas para melhorar as condições salariais e de trabalho, além de incentivos para a qualificação profissional.
- Fortalecer as ações de residência em saúde, garantindo melhores condições de formação e qualificação.
- Implementar a política nacional de humanização do SUS em seus diversos níveis de atenção e assistência à saúde.
- Promover a inclusão de pessoas com deficiência e necessidades especiais em toda a rede municipal de saúde, eliminando barreiras físicas e qualificando as equipes de saúde.
Reestruturação e Modernização da Gestão em Saúde:
- Reestruturar a gestão da rede de atenção à saúde nos aspectos administrativos e da prestação dos serviços, centrando no gerenciamento de recursos humanos, financeiros e tecnológicos.
- Requalificar as unidades administrativas e de atenção à saúde, com infraestrutura e equipamentos modernos, além de novas tecnologias, para proporcionar um ambiente acolhedor e funcional.
- Reestruturar as Vigilâncias em Saúde, reorganizando e ampliando as vigilâncias sanitária, epidemiológica, em saúde do trabalhador e ambiental, com a implantação de um Centro de Endemias, Vigilância Hospitalar e Centro de Zoonoses.
- Reestruturar a Central Municipal de Regulação de Consultas, Exames e Procedimentos, informatizando e ampliando a oferta de serviços de apoio ao diagnóstico e consultas especializadas.
- Articular a implementação de uma política municipal de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, atualizando o Plano de Gerenciamento de Resíduos.