Eleições 2024: veja as propostas dos candidatos à Prefeitura de Santo Estêvão na área da educação
O PĂĄgina da NotĂcia fez um levantamento das propostas para a ĂĄrea da saĂșde dos candidatos à Prefeitura Santo EstĂȘvão nas Eleições 2024, com base nos programas de governo no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Concorrem ao cargo Hugo Nogueira (MDB), Tiago da Central (União Brasil ) e Val de Dezinho (PT).
Confira as principais propostas dos candidatos na ĂĄrea da educação
Tiago da Central (União Brasil)
Aqui estão as propostas de Tiago da Central para a ĂĄrea da educação, conforme disponĂveis no Tribunal Superior Eleitoral:
Implementar a valorização dos profissionais da educação, assegurando a atualização do Piso Salarial e revisando o Plano de Cargos e Carreira.
Cumprir, em parceria com o Governo Federal e Estadual, as ações contidas no Plano de Ações Articuladas (PAR).
Implementar as ações do PDDE Interativo.
Implementar nas escolas municipais equipamentos tecnológicos, climatização e recursos didĂĄticos e paradidĂĄticos.
Assegurar a execução e cumprimento das metas contidas no Plano Municipal de Educação.
Desenvolver polĂticas pĂșblicas de fortalecimento da educação no campo, visando a consolidação de um currĂculo integrador.
Ampliar progressivamente a oferta de educação em tempo integral.
Implementar reserva de carga horĂĄria na rede municipal de ensino, conforme a Lei Federal nÂș 11.738/2008.
Garantir a manutenção necessĂĄria para melhoria da infraestrutura fĂsica das escolas municipais.
Regularizar o fluxo escolar, reduzindo progressivamente as taxas de repetĂȘncia, evasão e distorção série/idade.
Apoiar programas de prevenção ao uso de drogas lĂcitas e ilĂcitas, combate à prostituição e à violĂȘncia.
Promover ações de respeito e tolerância nas relações de gĂȘnero e orientação sexual no ambiente escolar.
Desenvolver ações voltadas à educação ambiental, em parceria com instituições e entidades da sociedade civil.
Garantir as condições de funcionamento e a qualificação dos Conselhos Escolares.
Conceder fardamento escolar aos alunos da educação bĂĄsica da rede pĂșblica municipal.
Cumprir a lei referente aos pagamentos dos precatórios.
Estudar a possibilidade de convĂȘnios com instituições para oferta de cursos de mestrado aos professores da rede municipal.
Na educação infantil: Priorizar o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, complementando a ação da famĂlia e da comunidade. Ampliar parcerias para execução do plano de formação dos profissionais que atuam na educação infantil.
Implementar padrões bĂĄsicos de infraestrutura para o funcionamento adequado das instituições de educação infantil.
No ensino fundamental:
Implementar projetos educacionais condizentes com as necessidades dos estudantes, visando melhorar o desempenho escolar.
Oferecer atividades extracurriculares de incentivo e reforço escolar.
Implementar um sistema próprio de avaliação da aprendizagem da rede pĂșblica municipal de educação. Desenvolver propostas pedagógicas adequadas à realidade do campo.
Implementar o serviço de orientação educacional nos sistemas de ensino.
Na educação de jovens, adultos e idosos: 26. Fortalecer o programa de erradicação do analfabetismo.
Promover integração entre as polĂticas de educação de jovens, adultos e idosos e as de geração de trabalho e renda.
Realizar chamada pĂșblica anual e busca ativa permanente para garantir a educação bĂĄsica continuada. Implementar o Bolsa Presença como incentivo à permanĂȘncia dos estudantes.
No ensino superior: Manter e expandir o programa de transporte universitĂĄrio.
Fortalecer parcerias com instituições de ensino superior para oferta de cursos na cidade.
Na educação profissional: Reforçar parcerias com instituições como IF Baiano e SENAI para ampliar a oferta de ensino técnico.
Apoiar o desenvolvimento de programas e projetos de qualificação profissional.
Na educação especial: Garantir a inclusão de crianças com deficiĂȘncia, assegurando acessibilidade e formação adequada para os profissionais.
Estruturar e ampliar as salas de apoio multifuncionais para pessoas com deficiĂȘncia.
Potencializar a assistĂȘncia psicopedagógica.
Fortalecer a parceria entre as secretarias de assistĂȘncia social e saĂșde para garantir a inclusão educacional de beneficiĂĄrios do BPC.
No transporte escolar: 38. Implementar a oferta e organização do transporte escolar com segurança e eficiĂȘncia.
Buscar melhorias para a frota de veĂculos escolares. Implementar o Conselho Municipal de Transporte
Escolar.
Garantir a formação continuada e a melhoria das condições de trabalho dos motoristas.
Ampliar o transporte acessĂvel para alunos com necessidades especiais.
Na alimentação escolar: Promover melhorias na qualidade da alimentação escolar.
Adquirir produtos da agricultura familiar para uso na merenda escolar.
Garantir a presença de nutricionistas para definição e acompanhamento de cardĂĄpios.
Promover a formação continuada dos profissionais da nutrição e dos agentes de merenda escolar.
Val de Dezinho (PT)
As propostas de Val de Dezinho para a educação, conforme o programa de governo disponĂvel no TSE, são as seguintes:
Educação:
Ampliar e requalificar o Programa Caminho da Escola.
Garantir a manutenção e qualificação do Transporte UniversitĂĄrio.
Garantir a cooperação para manutenção do Polo UAB/UNEB do municĂpio.
Ampliar o acesso a cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, a partir de ações de apoio para construção do campus do Instituto Federal Baiano (IFBaiano).
Estabelecer parceria com o IFBaiano para oferta de pós-graduação aos professores da rede pĂșblica municipal e fomentar pesquisas que fortaleçam a agricultura familiar.
Implementar programas socioambientais e de prevenção ao uso/abuso de drogas e prĂĄticas violentas dentro e fora do ambiente escolar, através de parcerias.
Aplicar recursos próprios para complementar o PNAE, visando a melhoria na qualidade da merenda escolar.
Criar nĂșcleo de Educação do Campo com currĂculo especĂfico que fortaleça a geração de renda e meios de produção da agricultura familiar.
Instituir programa de prevenção ao abandono, evasão escolar e reinserção no sistema educativo da rede municipal de ensino.
Ampliar a oferta de escolas em tempo integral, com matriz curricular focada na formação integral, incluindo esporte, cultura, arte, letramento e pensamento crĂtico filosófico.
Fomentar o financiamento de publicações sobre o municĂpio de Santo EstĂȘvão.
Integrar o ensino da história e cultura local no currĂculo escolar, assim como a cultura afro-brasileira e indĂgena, conforme a Lei 11.645.
Ampliar, em regime de colaboração, programas de construção e reestruturação de escolas para atendimento em tempo integral, além de modernização dos espaços e equipamentos nas unidades de ensino.
Criar um Centro de Atendimento Multidisciplinar em parceria com o Governo Federal, Secretaria de SaĂșde e de AssistĂȘncia Social.
Desenvolver estratégias para inclusão de todos os estudantes com necessidades educacionais especiais, preferencialmente na rede regular de Educação BĂĄsica, dentro dos cinco primeiros anos de vigĂȘncia do plano.
Fortalecer a rede de apoio às crianças e adolescentes, incluindo Serviço Social, SESAU, SEDUC, Conselho Tutelar e Ministério PĂșblico.
Concluir e efetivar o Plano Municipal da Primeira Infância, em articulação com parceiros de Educação, SaĂșde, AssistĂȘncia Social, Justiça e Sociedade Civil.
Construir a Proposta Pedagógica de Educação do Campo.
Ampliar a oferta de Educação Integral nas Unidades Escolares do Campo e da Sede.
Criar espaços inovadores de educação, como laboratórios de ciĂȘncia, robótica, informĂĄtica e bibliotecas informatizadas.
Implementar o SAESE (Sistema de Avaliação Educacional de Santo EstĂȘvão).
Estudar a viabilidade de construir e implantar a Casa da Educação, espaço destinado à formação continuada e acolhimento dos profissionais da educação.
Ampliar a oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas do Campo e da Sede.
Estudar a viabilidade de construir um Centro de Educação Profissional para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Retomar e implementar o Programa de Recomposição de Aprendizagem (PRA JÁ).
Reformular o Plano de Cargos e SalĂĄrios, através da criação de uma comissão representativa dos diversos segmentos da Educação.
Criar um sistema de acompanhamento e apoio à Gestão Escolar.
Fortalecer os Conselhos Municipais de Educação (CME, CAE e CACS), oferecendo condições fĂsicas e materiais para seu funcionamento, além de formação continuada para seus membros.
Criar o Conselho do Transporte Escolar.
Criar a Coordenação de Educação Antirracista e de Justiça Restaurativa nas escolas.
Criar a Ouvidoria da Educação.
Educação Especial:
Garantir o acesso e a permanĂȘncia no sistema regular de ensino de todos os estudantes com deficiĂȘncia e dificuldades de aprendizagem.
Ampliar os investimentos para mudanças estruturais de acessibilidade fĂsica nas escolas.
Estruturar e ampliar as Salas de Apoio Multifuncionais para pessoas com deficiĂȘncia.
Garantir a inclusão de crianças com deficiĂȘncia e necessidades especiais, assegurando acessibilidade, equipamentos e formação para os profissionais da rede municipal, além de assistĂȘncia psicopedagógica.
Fortalecer a parceria com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Ampliar a Equipe Multidisciplinar para atuação no NĂșcleo de Educação Especial de Santo EstĂȘvão (NEESE).
Garantir a construção do NĂșcleo de Educação Especial de Santo EstĂȘvão (NEESE).
Adequar os espaços fĂsicos para atendimento ao pĂșblico da Educação Especial.