Saiba como solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional em Santo Estêvâo

Foto: Gov/ba

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Em Santo Estêvão, a CIN pode ser retirada gratuitamente no Ponto SAC na Rua Benjamin Constant, no centro da cidade.

É importante ressaltar que os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.

O uso da Carteira Nacional de Identidade é obrigatório, e tem como objetivo unificar o sistema de identificação de todos os cidadãos brasileiros.

O documento também conta com QR Code identificando o dono do documento e código MRZ - o mesmo usado nos passaportes. A presença do QR Code facilita a unificação de dados como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar. Informações médicas também poderão ser facilmente acessadas, como o tipos sanguíneos e nos casos de pessoas com deficiências visual ou auditiva, além de pessoas autistas.

A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

Quais documentos são necessários para emitir a CNI?

Além do cadastro no portal online do governo, para retirar o documento é necessário que o cidadão ou cidadã apresente a certidão de nascimento ou de casamento. Esses documentos podem estar tanto na versão física quanto na digital.
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O atendimento da CIN é realizado somente por agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo ou portal ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
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