É FAKE: Vídeo de cobra que teria engolido homem na região metropolitana de Mangabeira
Vídeo de cobra píton que engoliu uma mulher, de 45 anos, não foi registrado na Bahia, e sim na Indonésia, em junho
Nos últimos dias, circulou nas redes sociais um vídeo impactante que mostraria uma cobra gigante supostamente engolindo um homem na Pedra do Cavalo, localizada na região metropolitana de Mangabeira. Embora o vídeo tenha gerado grande comoção e despertado a curiosidade dos internautas locais, a história é, na verdade, FALSA.
O vídeo, apesar de autêntico, não foi gravado em Mangabeira, nem tampouco no Brasil. Ele foi, na verdade, filmado na Indonésia no dia 6 de junho de 2024, onde um incidente semelhante ocorreu. O cenário e as circunstâncias do vídeo foram erroneamente atribuídos à localidade brasileira, gerando desinformação. As autoridades locais já confirmaram que não há registro de nenhum ataque desse tipo na região de Mangabeira recentemente.
O CASO ACONTECU NA INDOÉSIA
Uma mulher, de 45 anos, estava desaparecida e foi encontrada dentro de uma cobra píton com cerca de seis metros de comprimento. O caso ocorreu no dia 6 de junho, na vila de Kalempang, província de Sulawesi do Sul, na Indonésia.
A mulher desapareceu na noite do dia 5 de junho. Ao fazer buscas por ela, moradores da vila localizaram a píton com o estômago cheio. Desconfiados, eles resolveram abrir a cobra e encontraram o corpo.
Especialista ressalta que o caso da mulher é raríssimo, pois as cobras não caçam seres humanos, visto que não são suas presas naturais. Porém, se o animal estiver faminto e cruzar com uma pessoa, isso eventualmente pode acontecer.
Este caso serve de alerta sobre a importância de verificar a origem e a veracidade das informações antes de compartilhá-las.