Pagamento do 13° salário deve impulsionar o comércio de Santo Estêvão durante a Black Friday amanhã (29)
O comércio de Santo Estêvão está em alta expectativa para esta sexta-feira (29), com a liberação da primeira parcela do 13º salário coincidindo com o auge da Black Friday, um dos eventos mais esperados pelo varejo. A combinação promete movimentar a economia local, com lojistas e consumidores aproveitando a oportunidade para compras e descontos.
Os comerciantes acreditam que a sinergia entre o benefício salarial e o evento global pode representar até 40% do faturamento mensal de novembro, sobretudo no setor de pequeno e médio varejo. Já os consumidores planejam usar os recursos extras para compras que, de outra forma, poderiam ser adiadas. Além disso, com o dinheiro extra no bolso, outros consumidores também devem utilizar o 13º para quitar dívidas ou antecipar compras de Natal.
A movimentação econômica não será sentida apenas nas lojas físicas, mas também no comércio digital, que vem ganhando força nos últimos anos. A expectativa é de que a combinação do 13º salário e das promoções online aumente ainda mais o fluxo de vendas.
Sobre o 13° salário:
O 13º salário deve ser pago ainda nesta semana pelos empregadores que contratam pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) , sendo que o benefício pode ser pago em cota única ou dividido em duas parcelas. Independente da forma de acerto, o pagamento deve ser feito até nesta sexta-feira (29), obrigatoriamente.
A CLT prevê que o pagamento do 13º salário seja feito até dia 30 de novembro de cada ano – pelo menos a primeira parcela – mas em 2024 a data cai no sábado, por isso o depósito deve ser antecipado e feito até sexta-feira (29).
As empresas são obrigadas a antecipar o pagamento do 13º salário neste caso para o dia útil anterior, nesse caso, dia 29 de novembro.
Vale lembrar que as empresas que optarem por pagar em duas parcelas devem depositar a segunda cota até dia 20 de dezembro deste ano.