Trabalhadores podem solicitar empréstimo usando FGTS como garantia
Desde a última sexta-feira (21), os trabalhadores com carteira assinada (CLT) passaram a contar com uma nova opção de crédito. Agora, é possível solicitar empréstimos utilizando o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia, por meio do programa "Crédito do Trabalhador".
Como Funciona o Empréstimo com FGTS de Garantia?
A contratação do empréstimo deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo CTPS Digital (Carteira de Trabalho Digital). Segundo previsão inicial do governo, a partir do dia 25 de abril, os trabalhadores também poderão solicitar o crédito diretamente nos bancos parceiros do programa.
Essa iniciativa foi anunciada pelo governo federal como uma alternativa para facilitar o acesso a crédito, oferecendo melhores condições aos trabalhadores formais. A modalidade permite que o FGTS sirva como garantia, tornando o processo de concessão do crédito mais seguro para as instituições financeiras e acessível aos trabalhadores.
O programa "Crédito do Trabalhador" busca ampliar as opções de financiamento para os brasileiros, oferecendo uma nova alternativa para aqueles que necessitam de recursos financeiros com condições diferenciadas.
Como aderir?
Os trabalhadores podem acessar a plataforma para analisar as ofertas de empréstimos, comparando, por exemplo, as taxas de juros.
Por meio do aplicativo, o trabalhador solicita a proposta de crédito às instituições financeiras habilitadas pelo governo. O trabalhador autoriza o acesso a dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa.
Propostas: após solicitar o crédito, o trabalhador recebe ofertas dos bancos em até 24h. O trabalhador poderá comparar ofertas e escolher a opção mais vantajosa.
Comprometimento de até 35% do salário bruto: O limite inclui benefícios, abonos e comissões.
O sistema entrou em operação pelos bancos na sexta-feira (21). Quem já tem um consignado ativo poderá migrar para a nova linha a partir de 25 de abril.
A portabilidade entre os bancos poderá ser realizada a partir de 6 de junho.
Desconto automático: O empregador será responsável por descontar a parcela do salário e repassá-la à Caixa Econômica Federal, que fará o pagamento aos bancos credores.
Quem fez uso do Saque-Aniversário do FGTS vai poder contratar?
Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, sim. O trabalhador que utilizou o Saque-Aniversário poderá contratar o empréstimo consignado privado.
"O Saque-Aniversário não está na mesa, é outro departamento completamente diferente. Aqui é o crédito folha de pagamento. O mesmo cidadão que antecipou o Saque-Aniversário, poderá constituir empréstimo? Sim, poderá", diz o ministro.