Síndrome de pica: Entenda motivos que levam pessoas a desejar coisas "estranhas"
Calma, calma. Respire fundo! Não é nada disso que você está pensando. A Síndrome de Pica — nomeado em homenagem ao pássaro P. Pica — é uma doença leva às pessoas a desejarem comer coisas "estranhas" e que não têm valor nutricional. Entre elas estão o gelo, argila, terra, papel, tijolo e até pedras.
De um modo geral, essa síndrome é causada nas pessoas que possuem alguma deficiência de vitaminas ou minerais no corpo. Apesar disso, pode estar ligado, também, à transtornos mentais. O detalhe é que, essa síndrome já é observada em pessoas adultas, mas é comumente vista entre as crianças e as mulheres grávidas.
Esse problema, que também é tratado como um distúrbio alimentar, pode variar de caso a caso. Em linhas gerais, uma equipe médica multidisciplinar atua para tentar sanar este problema. Nessa equipe, além psicólogos, também existem médicos e até nutricionistas. Estes dois últimos, normalmente, agem com o uso de uma suplementação de vitaminas e alguns remédios específicos.
Riscos
Essa síndrome pode gerar muitos problemas para as pessoas que sofrem com ela. A ingestão desses objetos podem levar à uma obstrução intestinal. Além disso, pode ocasionar quadros de sérias intoxicações. Ademais, esse problema de saúde pode levar às pessoas a desenvolverem quadros de depressão e até de isolamento social.