Ministério da Saúde diz que retirou site do ar por causa de ataque hacker

O Ministério da Saúde informou neste domingo que ataques hackers fizeram o site de dados da covid-19 ser retirado do ar na sexta-feira e parte do sábado. A confirmação foi feita pela assessoria de imprensa. Cabe ressaltar que o grupo Anonymous vazou dados pessoais do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Os filhos dele, Carlos, Eduardo e Flávio Bolsonaro, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, o ministro da Educação, Abraham Weintraub e o deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP) também foram vítimas. Para evitar o mesmo cenário, o Ministério da Saúde aumentou os padrões de segurança. A medida causou problemas no fluxo de informações no sábado.

"No tocante, aos problemas de acesso dos Estados, ocorridos ontem, ressalta-se que foram devidos às várias tentativas de invasão ao ambiente do DATASUS. Por consequência fomos obrigados a tomar algumas providências para ampliar os perímetros de segurança. Infelizmente, estes ajustes impactaram na interface que estava funcionando. A equipe técnica já executou seu trabalho e o serviço, neste momento, já se encontra em operação", informa trecho da nota.