Internautas de Santo Estêvão e outras cidades registram céu 'pintado' de roxo durante pôr do sol; veja fotos

Segundo especialistas, situação ocorreu porque havia muitas nuvens no céu, o que dificultava a passagem dos raios de sol pelas camadas médias e altas da atmosfera.

Foto: Ray Santos/ Lagoa de Plínio - Santo Estêvão

Foto: Ray Santos/ Lagoa de Plínio - Santo Estêvão

Roxo. Essa foi a cor do céu durante o pôr do sol desta quinta-feira (11) em Santo Estêvão e outras diversas cidades da Bahia. A cena chamou atenção de muitos internautas, enquanto corriam para pegar o celular e garantir uns likes no Instagram, alguns se perguntaram a razão pela qual o céu ficou diferente.

Segundo especialistas, a situação ocorreu porque havia muitas nuvens no céu, o que dificultava a passagem dos raios de sol pelas camadas médias e altas da atmosfera.

Dessa forma, quando começa a ficar perto da linha do horizonte, o sol passa a refletir os raios na parte de baixo das nuvens. Assim, quanto maior a concentração das nuvens, mais intenso fica esse fenômeno, já que acentua os tons de vermelho, laranja e lilás.

A situação é mais fácil de ocorrer na estação que estamos: no outono (quando há mais nuvens). Além disso, a presença de poluentes na atmosfera pode contribuir para a formação da coloração. (Com informações do G1 Bahia).

Confira abaixo as imagens enviadas por internautas.