Internautas de Santo Estêvão e outras cidades registram céu 'pintado' de roxo durante pôr do sol; veja fotos

Segundo especialistas, situação ocorreu porque havia muitas nuvens no céu, o que dificultava a passagem dos raios de sol pelas camadas médias e altas da atmosfera.

Foto: Ray Santos/ Lagoa de Plínio - Santo Estêvão

Foto: Ray Santos/ Lagoa de Plínio - Santo Estêvão

Roxo. Essa foi a cor do céu durante o pôr do sol desta quinta-feira (11) em Santo Est√™v√£o e outras diversas cidades da Bahia. A cena chamou aten√ß√£o de muitos internautas, enquanto corriam para pegar o celular e garantir uns likes no Instagram, alguns se perguntaram a raz√£o pela qual o céu ficou diferente.

Segundo especialistas, a situa√ß√£o ocorreu porque havia muitas nuvens no céu, o que dificultava a passagem dos raios de sol pelas camadas médias e altas da atmosfera.

Dessa forma, quando come√ßa a ficar perto da linha do horizonte, o sol passa a refletir os raios na parte de baixo das nuvens. Assim, quanto maior a concentra√ß√£o das nuvens, mais intenso fica esse fenômeno, j√° que acentua os tons de vermelho, laranja e lil√°s.

A situa√ß√£o é mais f√°cil de ocorrer na esta√ß√£o que estamos: no outono (quando h√° mais nuvens). Além disso, a presen√ßa de poluentes na atmosfera pode contribuir para a forma√ß√£o da colora√ß√£o. (Com informa√ß√Ķes do G1 Bahia).

Confira abaixo as imagens enviadas por internautas.