Inep contrata gráfica para imprimir prova do Enem 2020

A gráfica Plural contratada por R$ 63 milhões é a mesma onde prova do Enem 2009 vazou

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na terça-feira (4), a contratação de R$ 63 milhões da Gráfica Plural para imprimir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Em 2009, a gráfica teve cadernos do Enem roubados.

Devido ao vazamento, o exame precisou ser cancelado. A fraude foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo. Segundo o veículo, as pessoas que roubaram o exame tinham sido contratadas pelo consórcio que realizaria a prova e trabalhavam dentro da Plural. O caso foi investigado pela Polícia Federal (PF) e os suspeitos foram indiciados.

Dois meses depois, um novo Exame foi aplicado, porém, devido ao atraso, inúmeras universidades deixaram de usar a nota do Enem com uma forma de ingresso nas instituições.

Novo contrato

De acordo com o Inep, o contrato é válido por um ano e garante a impressão de todo o material necessário para o exame, incluindo o pré-teste de itens e as provas de reaplicação, além de tiragem para os adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação composta por 180 questões de múltipla escolha oferecida pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Criada em 1988, a prova tem como objetivo avaliar a qualidade de ensino e desempenho do aluno em âmbito nacional e ser uma das principais formas de ingresso em universidades públicas e privadas em todo país.

O Enem este ano contou com a inscrição de 5,8 milhões de candidatos. Do total, 96 mil farão a prova na versão digital.

Devido a pandemia do novo coronavírus, a prova que seria realizada em 2020 foi reagendada para ser aplicada em 2021. Veja o cronograma abaixo.

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
  • Resultados: a partir de 29 de março.


Fonte: Edu Notícias