Saiba a melhor forma de limpar o seu celular e evitar o coronavírus

Higienizar o aparelho pode ser tão importante quanto lavar as mãos

Smartphones podem ser agentes de transmissão do coronavírus, principalmente se emprestados para outras pessoas. - Foto: G1

Smartphones podem ser agentes de transmissão do coronavírus, principalmente se emprestados para outras pessoas. �- Foto: G1

A preocupação em higienizar as mãos tem sido bastante ressaltada com a propagação do novo coronavírus. No entanto, vale prestar atenção também à tela do celular. Os aparelhos podem ser um lugar de acumulação de fungos, bactérias e vírus, segundo estudos.

"O aparelho pode ser um meio eficiente de transmissão, principalmente se emprestado a outras pessoas", disse o médico infectologista Caio Rosenthal ao G1. Ainda de acordo com ele, o vírus se espalha através de gotículas quando a pessoa infectada tosse, fala ou espirra. Isso permite que o vírus se apoie em superfícies de contato constante das pessoas, como a própria tela do celular.

Veja as dicas de recomendações divulgadas pela Apple e Samsung sobre o que e o que não fazer para higienizar o aparelho celular:

  • O que é ideal:

Desligue o aparelho

É também necessário retirar a capa e desconectar cabos e acessórios.

Use álcool isopropílico com concentração 70%

Ele é conhecido por quem trabalha com manutenção de eletrônicos porque sua composição tem pouca água, o que impede a oxidação das peças. A Samsung afirma que álcool etílico nessa mesma concentração também pode ser usado. Não é recomendável jogar o produto direto sobre o aparelho ou submergir o smartphone. O ideal é colocar o produto em um pano apropriado, como descrito abaixo.

De acordo com infectologistas, ambos os tipos de álcool são eficientes para matar a grande maioria dos vírus, inclusive o coronavírus.

Fonte: Ibahia