Santo Estêvão: Após fuga de abordagem, motorista é preso por dirigir alcoolizado e desobedecer equipe da PRF na BR 116

Os policiais só conseguiram interceptá-lo no perímetro urbano da cidade e durante a abordagem o condutor apresentou agressividade e resistiu a prisão.

Foto: PRF

Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal flagrou na tarde deste domingo (13) o condutor de uma caminhonete Hilux transitando alcoolizado. A ação teve início no Km 461 da BR 116, em Santo Estevão.

Era por volta das 16h35, equipe da PRF realizava fiscalização na rodovia quando visualizou o condutor do veículo quase colidir com uma motocicleta. De imediato, foi dada ordem de parada, porém o comando não foi obedecido.

Com isso, iniciou-se um acompanhamento tático e o condutor transitou em velocidade incompatível com as vias, sem observar as normas gerias de circulação e conduta prudente no trânsito, bem como desrespeitou às sinalizações dos trechos durante a fuga, colocando em risco a segurança de todos.

Os PRFs conseguiram interceptar o carro no perímetro urbano da cidade e durante a abordagem identificaram no motorista sinais de que havia ingerido bebida alcoólica, como dificuldade no equilíbrio, olhos vermelhos, forte odor de álcool no hálito.

O condutor apresentou descontentamento com a ação policial e de forma agressiva resistiu a prisão e mesmo após ter sido dada voz de prisão em flagrante delito, o homem fugiu a pé e tentou adentrar uma residência, sendo necessário o uso de algemas para contê-lo.

Ele se recusou a realizar o teste com o etilômetro e foi lavrado um laudo de constatação de embriaguez.
Diante do cenário, o homem foi preso em fragrante pelos crimes, em tese, de embriaguez na direção de veículo automotor, previsto no art. 306 da Lei nº 9.503/97 – CTB e mais os arts. 329 (resistência) e 330 (desobediência), ambos do Código Penal, além do art. 34 da Lei de Contravenções Penais (Dirigir veículo pondo em risco à segurança alheia). Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Feira de Santana e apresentado à autoridade policial de plantão.

Em março/2020 o condutor já havia sido flagrado transitando alcoolizado na região de Itaberaba. Em razão de ser reincidente o valor da multa de alcoolemia é duplicado e soma quase 6.000 reais. Ademais, ocorre a penalidade administrativa que suspende ou proíbe o motorista de obter a habilitação ou permissão para dirigir veículo automotor por um período de 12 meses.

A PRF alerta sobre as consequências da combinação de álcool e volante e atua no policiamento ostensivo e preventivo, sendo priorizada a fiscalização de condutas de risco como ultrapassagens proibidas, alcoolemia ao dirigir, dentre outras, com foco na redução de acidentes.