Mulher diz que gata morreu após comer folha de 'sementes misteriosas' que vieram da China

Moradora de Itapetininga (SP) conta que recebeu sementes após compras online da China. Não há comprovação que ligue a morte às sementes. Ministério da Agricultura informou que já recebeu dezenas de denúncias sobre o envio de pacotes não solicitados.

Foto: Reprodução/TV TEM

Foto: Reprodução/TV TEM

Uma moradora de Itapetininga (SP) afirma que sua gata morreu depois de comer a folha de "sementes misteriosas" que recebeu ao fazer compras online em um site chinês. Não há, por ora, nenhum laudo veterinário ou comprovação científica que ligue a morte às sementes.

À TV TEM, Marisa Silveira disse que comprou roupas no site e recebeu as sementes em um envelope antes das suas encomendas chegarem. Ela, então, plantou as sementes em um vasinho.

"Comprei umas três vezes em um site chinês e acredito que pegaram meu endereço de lá. Não tem outra explicação", diz.

Segundo Marisa, a gata comeu as folhas da planta, ficou doente e morreu. Não foi possível identificar a causa da morte.

"Plantei e jamais imaginei que poderia ser uma planta tóxica. Agora estou assustada. A gata comeu e suspeito que pode ser a folha que intoxicou minha gata", disse.

Recebeu as sementes? Saiba o que fazer

O Ministério da Agricultura informou que já recebeu 36 denúncias, em oito estados, sobre o envio de pacotes de sementes não solicitadas.

Essas sementes misteriosas normalmente vêm junto com produtos comprados pela internet, em sites ou aplicativos internacionais. Segundo o ministério, a origem das embalagens é de países asiáticos, como China e Malásia. Os chineses negam o envio e falam que as embalagens foram fraudadas.

O Ministério da Agricultura reforça para que a população tenha cuidado e não abra encomendas de sementes não solicitadas, seja qual for o país de origem.

Ministério da Agricultura investiga sementes enviadas com compras da internet

Caso o cidadão receba as sementes, a orientação é que o material seja entregue em uma das unidades do ministério ou no órgão estadual de Defesa Agropecuária.

O pacote também não deve ser descartado no lixo para evitar que o contato das sementes com o solo cause prejuízos ao meio ambiente.

O ministério informou que todo o material recolhido está sendo analisado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia, referência no país. Os técnicos querem descobrir a espécie da semente e se ela traz riscos à saúde.