Paulo Wanderley é reeleito para a presidência do COB

O dirigente ganhou direito a mais quatro anos de mandato, que envolve as Olimpíadas de Tóquio e de Paris. A chapa.

Paulo Wanderley Teixeira foi reeleito nesta quarta-feira (7/10) para mais quatro anos na presidência do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro. Com Marco Antônio La Porta, como vice-presidente, a chapa "Força é União" recebeu 26 votos dos 48 votos e venceu o pleito ainda no primeiro turno. Rafael Westrupp teve 20 votos e Hélio Meirelles dois.

Ex-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley assumiu a presidência do COB em outubro de 2017, após a renúncia de Carlos Arthur Nuzman. Agora, ficará no cargo nas Olimpíadas de Verão de Tóquio-2021 e Paris-2024.

"Vivenciar um momento como o de hoje me emociona verdadeiramente e me faz lembrar toda a trajetória de 2017 para cá, o quanto construímos juntos. Isso por si só já é uma vitória. Se atualmente vivemos a democracia no COB, se tivemos pela primeira vez em décadas três chapas concorrendo à presidência, se tivemos a participação maciça e fundamental de atletas na tomada da decisão, isso foi fruto da reforma estatutária que conduzi como presidente desta entidade", afirmou Paulo Wanderley, em pronunciamento logo após a vitória.

Os eleitos para o Conselho de Administração do COB são José Luiz Vasconcellos (ciclismo), Karl Anders Petterson (desportos na neve), Matheus Figueiredo (desportos no gelo), Rafael Nishimura (escalada esportiva), Alberto Cavalcanti Maciel (taekwondo), Silvio Acácio Borges (judô) e Ernesto Teixeira Pitangueira (triatlo). Ricardo Leyser, ex-ministro do Esporte, foi eleito como candidato independente.

O presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Carneiro da Silva Filho, elogiou a eleição do COB. "Vivenciar um ambiente tão bonito, tão envolvente foi especial. De forma democrática, a Comissão de Atletas foi decisiva para a eleição. Espetacular a atuação dos atletas, que mostraram ser bem politizados. Por isso é importante a comissão dos atletas nas confederações e no COB. Nosso estatuto também contempla atletas, árbitros, treinadores, medalhistas olímpicos e tem Conselho de Administração, Conselho Técnico, num dos estatutos mais democráticos. O esporte brasileiro está de parabéns, e fez uma demonstração do que é democracia e cidadania", comentou.

"Parabéns ao Paulo Wanderley, somos parceiros e desejo boa sorte a ele, em nome da comunidade do atletismo, para conduzir o COB por mais 4 anos", acrescentou.