Governador pede que a população mantenha os cuidados contra o coronavírus

Segundo Rui Costa, as aglomerações das eleições e de festas têm causando aumento na ocupação dos leitos.

O governador Rui Costa alerta a população para que volte a aumentar os cuidados de prevenção contra a covid-19. Ele informou que as aglomerações das eleições e de festas têm causando aumento na ocupação dos leitos e que as pessoas precisam reforçar o uso da máscara.

"Estamos monitorando. Estamos acompanhando de forma preocupada, e em algumas cidades os sintomas são graves. No Extremo Sul, a taxa de ocupação está subindo rapidamente. Em Salvador a gente começa a ver o crescimento do número de casos. É o que a gente vinha falando. Uma parte provocada por aglomeração da eleição e outra provocada por aglomerações de pessoas que acham que o vírus foi embora. A gente acompanha a rede social e vemos muita gente fazendo festa de aniversário de filho, de outras pessoas, fazendo churrascos com amigos, festas de pagodão em bairros populares. O vírus não foi embora, o vírus está aí."

"Passamos por um sufoco naquele período, infelizmente, com a economia fechada, muitas vítimas fatais, casos gravíssimos, e é bom que a gente se cuide para não repetir isso. Muita gente aboliu o uso da máscara. Quero deixar o apelo aqui: "para aonde você for use a máscara e não tira a máscara". A máscara no queixo não protege, tenho visto muita gente com a máscara no queixo ou tira a máscara na hora de falar. A maior utilidade da máscara é quando você está falando porque é neste momento que você está colocando partículas no ar. Então é pra usar principalmente quando for falar", alertou o governador do estado", concluiu.

Testes prestes a vencer

Após a notícia de que aproximadamente sete milhões de testes para covid-19 adquiridos e sob guarda do Governo Federal estão próximos de perder a validade, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) informa que utilizará todos os testes do tipo RT-PCR já enviados pela União.

De acordo com a diretora-geral do Lacen, Arabela Leal, o último pedido para novos exames ao Governo Federal foi feito no final de outubro. Agora ela aguarda para saber se o Ministério da Saúde fará a revalidação dos testes que estão perto do vencimento para distribuir aos Estados e municípios.

Fonte: Acorda Cidade