Do currículo à entrevista: confira as dicas da especialista Joice Santana

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

A pandemia trouxe novidades, como processos seletivos online, a adaptação ao modelo híbrido de trabalho e o interesse das empresas em avaliar o que os candidatos fizeram durante os meses de quarentena.

Aos novos desafios somam-se antigas preocupações de quem ainda não faz parte do mercado de trabalho, como por exemplo: Como fazer um currículo sem ter muita experiência? O que colocar no LinkedIn? Por que mando currículo e ninguém me chama?

Para ajudar quem está tentando entrar no mercado de trabalho neste ano, o site Página da Notícia convidou a professora em Curso Técnico de Logística pelo Governo do Estado da Bahia, Joice Santana, do Recolocando-se, especialista no assunto ela irá dar dicas sobre currículo e LinkedIn, entrevista, processos seletivos e estágios. Acompanhe todas as segundas-feiras no Instagram @paginadanoticia.

Confira a apresentação da nossa colunista

Me chamo Joice Santana, sou formada em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdade Única, e Pós-graduanda em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Já atuei, especificamente, no setor de Recursos Humanos (RH) em diferentes empreendimentos na cidade de Feira de Santana, desde Empresa Júnior à Shopping Center, e Grupo Empresarial Prestador de Serviços em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN's). Atualmente, trabalho como Professora em Curso Técnico de Logística pelo Governo do Estado da Bahia.

Durante minhas experiências profissionais com RH nas empresas, principalmente no que diz respeito a parte de recrutamento e seleção, eu observei que haviam muitas pessoas despreparadas para participar de processos seletivos. Muitas destas, não sabiam como mostrar o seu potencial durante a seleção, se portar em uma entrevista de emprego ou até mesmo fazer um currículo atrativo.

Por isso, em 2020 resolvi criar uma página no Instagram, chamada Recolocando-se (@recolocando_se), onde eu oriento as pessoas no que se refere à recolocação profissional ao falar sobre o que os recrutadores e selecionadores buscam em um candidato, quais competências eles valorizam e o que atraem seus olhares. Além disso, apresento várias dicas de como as pessoas podem enriquecer os seus currículos.

E agora, através dessa nova coluna aqui no site Página da Notícia, eu tenho mais um canal de comunicação para falar sobre esse assunto. Então, se você está em busca de um novo emprego ou de uma melhor posição em sua carreira, me acompanhe por aqui, pois toda semana teremos conteúdos valiosos que, com certeza, vão lhe ajudar profissionalmente.