Parceria pela Valorização da Educação fortalece educação pública no Recôncavo Baiano

Estudo está sendo conduzido no Brasil com 750 adolescentes

Foto: Votorantim

Foto: Votorantim

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Educação, 28 de abril, os municípios de Cachoeira, São Félix, Maragogipe e Governador Mangabeira deram início às atividades do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) 2024. Em atividade há mais de seis anos na região, atualmente o programa contempla mais de 97 escolas públicas do Recôncavo Baiano, impactando diretamente a vida de aproximadamente 12 mil alunos (as) e famílias.

O PVE tem como missão fortalecer a educação por meio do apoio à gestão pública educacional e do estímulo à participação familiar na jornada escolar de crianças e adolescentes. Dirigido a secretários(as) de Educação, gestores(as) de escolas e mobilizadores(as) sociais, o programa atua em três frentes principais: Gestão Educacional, Gestão Escolar e Mobilização Social. O programa é realizado pelo Instituto Votorantim e pelas empresas investidas e parceiras da Votorantim S/A e nas cidades do Recôncavo Baiano é desenvolvido pela Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, que possui a concessão de operação da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo.

Para Dejair Lima, gerente da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, o programa tornou-se uma importante ferramenta para a educação pública no Recôncavo Baiano. Além disso, a parceria demonstra o compromisso com o presente e com o futuro das crianças e jovens. "A Votorantim Cimentos está empenhada no desenvolvimento das regiões onde atua e reconhece que a educação é a chave para isso. É gratificante ver os resultados alcançados ao longo dos anos e estamos comprometidos em continuar essa parceria que tem um impacto direto na qualidade da educação pública e na formação de cidadãos", afirma Dejair.

Em Maragogipe, a secretária municipal de Educação, Ana Claudia Batista Barbosa, ressalta que as consultorias do PVE são sensíveis à realidade e à cultura de cada região, garantindo assim melhorias significativas na educação. "Sempre acreditei que uma educação de qualidade é construída em parceria com a comunidade escolar, ouvindo e acolhendo suas contribuições. O programa tem nos proporcionado isso, contribuindo para uma educação mais equitativa e de excelência", afirma a secretária Ana Claudia.

Já no município de São Félix, que participa do PVE há oito anos, a secretária municipal de Educação, Adinéia Santos, destaca os diversos benefícios do programa. "São inúmeros benefícios desse projeto em parceria com a Votorantim Cimentos que oferece todo um suporte pedagógico a nós, gestores, que conseguimos multiplicar lá na ponta com os professores mobilizando e contribuindo para que eles se sintam mais motivados e desafiados para colocar em prática atividades e ações que estão no Plano Municipal de Educação e que visam a transformação da Educação em São Félix", diz a secretária Adinéia.

As ações e oportunidades formativas promovidas pelo programa também são pontos ressaltados pelo secretário municipal de Educação de Mangabeira, Ribamar Rodrigues. "Em Governador Mangabeira, o PVE vem contribuindo principalmente na frente formativa com os Gestores Escolares (GESC) e Assessoria Pedagógica com a Equipe Técnica (GEDU), promovendo uma conexão entre a proposta do programa e os temas trabalhados no município que resultam no desenvolvimento de competências em gestão e mobilização social", diz o secretário Ribamar.

Educação Antirracista

O PVE também tem incentivado a discussão de Políticas Públicas de Educação Antirracista. De 2019 a 2022, o PVE realizou um programa especial nos municípios de Cachoeira e Maragogipe. Uma equipe assessorou gestores, docentes e comunidade para a implementação, atualização e construção de instrumentos que fortaleçam laços comunitários, formem cidadãos conscientes e valorizem a relação quilombo-escola por meio da história, memória e territorialidade.

Participante do programa desde 2017, em julho do ano passado, o secretário municipal de Educação de Cachoeira, Carlos Roberto Gomes Franco, foi convidado a participar do Encontro Impacto Positivo Educação, evento nacional do PVE, na cidade de São Paulo (SP), onde pode compartilhar experiências e aprendizados. "Nossa experiência tem tido resultados ótimos por sermos pioneiros de um plano de educação antirracista que atende as escolas quilombolas, mas também é estendido para toda a rede municipal. O PVE foi fundamental desde o princípio, pois nos ajudou muito a diagnosticar essa questão e possibilitou conectar as questões do município", ressalta o secretário Carlos Roberto.