Serasa: vendas do comércio têm alta de 0,2% em fevereiro

As vendas do varejo teve leve alta em fevereiro (0,2%), de acordo com a Serasa Experian. O setor de Móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática teve o maior crescimeto (1%), enquanto Tecidos, vestuário, calçados e acessórios foi o único em que as vendas recuaram (-0,8%). A instituição mede o desempenho do varejo a partir das consultas que as lojas fazem ao seu cadastro.

"Mesmo com a expansão é preciso analisar todo o contexto, pois o aumento de fevereiro não é suficiente para compensar a queda de 1,1% registrada em janeiro de 2021", adverte o economista da Serasa, Luiz Rabi. De acordo com ele, com o aumento da inflação e os cortes no auxílio emergencial, nos primeiros dois meses do ano o consumidor focou naquilo que é mais essencial.

"Tendo em vista o agravamento do cenário de saúde do brasileiro relacionado à Covid-19 e a reintrodução das medidas de distanciamento social em várias regiões do país, é possível concluir, devido ao baixo desempenho do primeiro bimestre do ano, que os varejistas ainda terão muitos desafios econômicos pela frente", finaliza o economista.