Deve-se colocar numeração de documentos pessoais no currículo?

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Geralmente, essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas. Até porque, em um currículo devem constar algumas informações pessoais do candidato, tais como nome completo, telefone, e-mail, etc.

Entretanto, quando se trata de numeração de documentos a exemplo de RG, CPF, CTPS e outros, essas informações jamais devem ser colocadas.

A parte do currículo onde devem constar seus dados pessoais tem por objetivo apenas identificar o nome seu nome e os meios adequados para entrar em contato com você, caso seja necessário. E nada mais além disso!

E considerando que você entrega o seu currículo para diferentes empresas, consequentemente, ele passará pelas mãos de diferentes pessoas. Portanto, se constar nele dados relacionados aos seus documentos pessoais, você poderá ficar exposto e até mesmo sucessível a utilizarem essas informações de maneira indevida e sem o seu consentimento.

Vale ressaltar quando para participar do processo seletivo de uma empresa é exigido realizar cadastro em um site direcionado por ela, nesse caso, é comum solicitarem a numeração do seu RG ou CPF para armazenarem suas informações no banco de dados. Mesmo que você informe isso no momento do cadastro, ainda assim não será necessário evidenciar no currículo. Além disso, nessa situação, antes de finalizar o seu cadastro, leia atentamente a Política de Privacidade do site que solicitou essas informações para ter ciência de como irão utilizar e proteger seus dados.

E para mais conteúdo como esse, acesse a minha página profissional no Instagram: @recolocando_se.