Hospital Dom Pedro de Alcântara inicia cirurgias de nódulos e de tireoide sem cortes

O Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), que é administrado pela Santa Casa de Misericórdia, em Feira de Santana, realiza desde o dia 3 de julho deste ano a cirurgia de remoção da glândula da tireoide sem cortes e cicatriz no pescoço.

A técnica inovadora surgiu na Tailândia há cerca de seis anos e já se espalhou por todo o mundo, sendo aplicada em países como Estados Unidos, Coreia, países da Europa e também o Brasil. Na Bahia, as primeiras cirurgias foram feitas em Salvador no início deste ano, e agora em julho o HDPA foi primeiro hospital do interior da Bahia a ofertar o procedimento, através dos médicos Leonardo Rios, Bruno Ribeiro e Gustavo de Los Santos.

De acordo com o médico cirurgião de cabeça e pescoço, Leonardo Rios, em entrevista ao Acorda Cidade, a nova técnica utilizada pelo hospital se difere da cirurgia convencional, pois não deixa nenhum tipo de cicatriz na região do pescoço do paciente, uma vez que é feita através da boca.

"A cirurgia convencional de tireoide, necessariamente, deixa uma cicatriz no pescoço. Essa cicatriz pode ser indesejada em alguns pacientes. Aqueles pacientes que não querem em hipótese alguma uma cirurgia no pescoço podem optar por uma cirurgia alternativa, que é a cirurgia endoscópica, feita através da boca. Na cirurgia transoral, nós não realizamos um corte no pescoço, mas sim uma incisão dentro da boca e através de aparelhos específicos, com ajuda de aparelhos de vídeo, conseguimos remover a totalidade dessa glândula", explicou.

Indicações da cirurgia de tireoide

Segundo o especialista, a cirurgia de tireoide está indicada quando há nódulos volumosos que causam repercussão para o paciente, nódulos que produzem muitos hormônios e levam complicações para os pacientes, e a indicação mais comum é quando o paciente tem uma forte suspeita ou diagnóstico de câncer.

Quando há suspeita de câncer é realizada uma ultrassonografia e pode ser confirmada através de um exame com agulha, chamado punção aspirativa por agulha fina. "Neste exame células do nódulo são extraídas do pescoço do paciente, são analisadas por um médico patologista e a partir dessa análise a gente vai ficar sabendo se o paciente tem uma suspeita ou câncer confirmado de tireoide. Havendo essa suspeita, na maioria dos casos, vamos indicar a cirurgia, que pode ser parcial ou total. A cirurgia mais indicada é a cirurgia convencional, que tem o corte no pescoço. Aqueles que não desejam a cicatriz, os médicos precisam informar sobre essa alternativa, que é transoral, com outros riscos associados", esclareceu Leonardo Rios.

Nódulos na tireoide

Os sintomas relacionados a nódulos na tireoide, conforme o cirurgião, podem variar em cada paciente de acordo com o tamanho e a localização do nódulo. A tireoide é uma glândula que está na região do meio do pescoço, e tem duas projeções laterais, que são os lobos.

"Os nódulos pequenos, de 10, 15 até 20 milímetros, não costumam dar sintomas. Nódulos mais volumosos podem causar desconforto, por exemplo, quando o paciente engole. Ele sente desconforto na região da frente do pescoço e isso vai piorando a partir do crescimento do nódulo. Alguns nódulos de tireoide, principalmente aqueles que estão mais relacionados ao câncer, podem invadir outras estruturas. Isso infelizmente é uma característica de alguns tipos de tumores, que têm essa capacidade de destruição e invasão das estruturas ao lado. Nas estruturas ao lado da tireoide, temos um nervo muito importante, que é o da voz, que permite que a gente fale e tenha a movimentação da nossa garganta e passa muito próximo da tireoide. Nódulos nessa região, até mais atrás, podem invadir esse nervo, causar paralisia nesse nervo e a rouquidão, pode também dar engasgo e desconforto cervical. Esses são os principais sintomas do câncer tireoidiano."

Importância da tireoide

O médico Leonardo Rios explicou ainda sobre a importância da tireoide para o funcionamento do corpo humano. Segundo ele, ela é tão importante que toda criança, quando nasce, tem que fazer o teste do pezinho, que serve para diagnosticar algumas doenças, inclusive saber se aquela criança nasceu com a tireoide e se ela está funcionando.

"Ela é muito importante para o desenvolvimento da criança, graças à produção dos hormônios. Para os adultos esses hormônios também são importantes, porque eles servem para o funcionamento de todo o corpo, como o intestino, das células da pele, do pulmão, do estômago. Ou seja, todo organismo depende dos hormônios tireoidianos para um funcionamento correto. Se a gente perde a tireoide, se ela tem que ser removida, necessariamente vamos ter que usar a tireoide da farmácia, que é o remédio, e é muito semelhante ao hormônio que a nossa tireoide produz, mas claro que não é a mesma coisa."

O cirurgião lembrou que alguns pacientes vão precisar utilizar o medicamento, que é seguro e eficiente. Porém, há relatos de pacientes que mesmo tomando remédio e fazendo o acompanhamento adequado, quando perdem a tireoide e começam a utilizar o medicamento, sentem alteração no humor. "Isso infelizmente a gente não consegue controlar de forma plena", pontuou.

Quando ao perfil dos pacientes acometidos por problemas relacionados à tireoide, o médico informou que as mulheres tem quatro vezes mais chances de apresentarem nódulos na glândula tireoidiana.

"A tireoide acomete na maior parte das vezes as mulheres. Os nódulos tendem a aparecer com o tempo, ou seja, quanto mais idade tem essa mulher, maior probabilidade de aparecer nódulos na tireoide e, de uma forma geral, 30 a 40% da população têm nódulos na tireoide. A maioria desses nódulos é inofensiva, assim como as rugas, que quanto mais idade, mas elas vão aparecendo no corpo, porém não necessariamente elas são um sinal grave."