Início de plano de racionamento de energia elétrica é autorizado pelo governo federal

A ONS será responsável pela análise expressa de ofertas para até um mês de racionamento

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, autorizou nesta segunda-feira (23), o racionamento de energia elétrica. A publicação da portaria no Diário Oficial da União ainda definiu as regras para o início do programa de racionamento de energia destinado a grandes consumidores.

O objetivo da medida é conter o agravamento da crise energética que o país enfrenta. Com a demora de uma ação por parte do governo federal, grandes companhias como Braskem, Gerdau, Cimentos Apodi e Rima estavam se inscrevendo no programa de economia de energia do ex-presidente Michel Temer em vigor pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Estudos do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) alertam para a possibilidade de esgotamento da potência de energia ao fim do período seco, o que pode gerar apagões no país durante os horários de maior demanda energética. O programa de redução voluntário de consumo, no entanto, é destinado apenas para os grandes consumidores, que terão que reduzir o consumo de quatro a sete horas por dia.